O dia 19 de maio de 2011 entrou para a história do Paraná como a data em que oficialmente que foi criada a Defensoria Pública no estado. Na época houve uma solenidade na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR),onde o governador Beto Richa sancionou a lei orgânica da Defensoria Pública do Estado do Paraná.
Na oportunidade houve a criação de 333 cargos de defensor público e 426 cargos de assessoria jurídica e técnicos administrativos todos contratados por meio de concurso público. O ato da assinatura da lei foi aplaudido de pé pelos presentes no local e acompanhado em tempo real pelas pessoas que estavam na praça Santos Andrade, onde foram instalados telões para transmissão da solenidade. A secretária de Estado da Justiça e da Cidadania, era Maria Tereza Uille Gomes, que garantiu o funcionamento do órgão para atender a população no início de 2012.
O evento realizado em 2011 aconteceu no Dia Nacional da Defensoria Pública, contou ainda com a presença do presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), André Luiz Machado Castro, e a presidente do Conselho dos Defensores Públicos Gerais (Condege), Francilene Gomes de Brito, que homenageou o governador com uma placa, pela vontade política em estruturar a Defensoria Pública no Paraná.
EVENTO COMEMORATIVO
Na última quinta-feira (13), o defensor público-geral do Estado, Eduardo Abraão esteve com o ex-governador do Paraná, Beto Richa, para convidá-lo para a solenidade em comemoração dos 10 anos da criação da DPE no Paraná. O ex-governador foi responsável por sancionar a Lei Orgânica da Defensoria Pública do PR, que criou a instituição no Estado. O evento será realizado nesta quarta feria (19), de forma híbrida e com respeito aos protocolos de segurança sanitária da covid-19.