O governo do estado alertou nesta quinta-feira, 13, que os estudantes do Paraná podem ficar sem o Enem (espécie de vestibular para universidades públicas) caso persista a ocupação das escolas estaduais e a greve dos professores.
As provas do Enem serão nos dias 5 e 6 de novembro e o Inep determinou que as secretarias estaduais de educação informem com 15 dias de antecedência a situação dos prédios escolares onde serão realizados os exames. Se as escolas estiveram ocupadas ou fechadas em função da greve ou do protesto da Upes, as provas não serão aplicadas.
“O governo do Paraná não quer que a reforma do ensino médio venha goela abaixo. Quanto a isso, os alunos podem ficar tranquilos e voltar às aulas. Amanhã (sexta-feira, 14) haverá seminários nos 32 núcleos da Educação para saber o que os paranaenses pensam sobre as mudanças propostas pelo governo Temer”, adianta o chefe da Casa Civil.
“E dia 19, o governador Beto Richa irá a Brasília tratar do assunto com o ministro da Educação”, disse. “Há muita desinformação, ou contrainformação. Infelizmente, nossos jovens estão sendo usados politicamente como massa de manobra pelas pessoas que desmontaram o Brasil”, completa.