20×2: Câmara de Maringá cassa mandato da vereadora Cris Lauer

VZDDSDGDG

Vereadora do Novo e advogado não comparecem e abrem mão de apresentar a defesa na sessão.

Em sessão especial realizada na quarta-feira (27), o plenário da Câmara Municipal de Maringá aprovou, por ampla maioria (20 votos a 2), a cassação do mandato da vereadora Cris Lauer (Novo) por improbidade administrativa, com base no relatório da Comissão Processante que apurou o uso de servidor comissionado para atuar em causas particulares.

A sessão de julgamento começou às 14h e transcorreu sem as presenças da vereadora e de seu advogado. A defesa havia solicitado o adiamento alegando impossibilidade de comparecimento do advogado.

Mesmo após intervalo concedido para tentativa de ingresso por link remoto, nem a parlamentar nem o advogado se apresentaram, e a sessão foi conduzida normalmente, com votação nominal.

O relatório da Comissão, de autoria do vereador Sidnei Telles (Podemos), apontou irregularidade no emprego de servidor comissionado (chefe de gabinete) como advogado particular da parlamentar. O parecer foi acolhido pelo plenário.

Com a decisão, a Mesa da Câmara declarou vago o cargo da vereadora e comunicará formalmente a Justiça Eleitoral para as providências cabíveis.

Em 5 de maio de 2025, a vereadora foi condenada em primeira instância pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, em ação proposta pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), ao ressarcimento de R$ 19.638,02 ao erário e multa no mesmo valor, pelos mesmos fatos analisados pela Comissão Processante.

Compartilhe