O Hospital do Câncer de Londrina vai ganhar um novo bloco hospitalar, projetado a partir de referências internacionais de excelência em oncologia e voltado à ampliação da capacidade de atendimento aos pacientes do SUS. Para viabilizar a estrutura, o deputado federal e pré-candidato ao Governo do Paraná, Sandro Alex (PSD), destinou R$ 20 milhões em emenda parlamentar, complementando os investimentos do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. O convênio para a obra, que soma R$ 121,9 milhões no total, foi assinado nesta quinta-feira (25) pelo governador Ratinho Junior (PSD).
A nova estrutura terá quase 20 mil metros quadrados distribuídos em 16 pavimentos e foi projetada para ampliar significativamente a capacidade de atendimento oncológico especializado no Norte do Estado. O empreendimento inclui centro cirúrgico para procedimentos de grande e médio porte, centro de diagnóstico por imagem, ambulatórios especializados, 20 leitos de UTI, até 10 leitos para transplante de medula óssea, 15 salas cirúrgicas e até 90 novos leitos de internação, fortalecendo a resposta à crescente demanda por procedimentos de alta complexidade.
Segundo Sandro Alex, a destinação dos recursos ajudou a garantir a implantação de um projeto ainda mais moderno, inspirado em experiências internacionais observadas pela equipe técnica responsável pela ampliação do hospital.
“Há alguns dias estive em Londrina conhecendo esse projeto magnífico. A equipe estadual buscou referências internacionais para implantar um modelo ainda mais moderno no hospital, o que ampliou o custo da obra. Por isso, nos empenhamos para tirar esse projeto do papel e fazer do Paraná uma referência nacional em oncologia. O investimento é expressivo, mas ainda mais importante será o impacto dele na saúde da população de Londrina e toda a região”, afirmou.