O prefeito Eduardo Pimentel reuniu, na manhã desta quinta-feira (25/6), todo o secretariado municipal para o encontro trimestral de trabalho da Prefeitura de Curitiba. A reunião serve para alinhar projetos, avaliar as principais entregas da administração e definir as prioridades para os próximos meses. Na abertura, o prefeito também destacou que faltam seis meses para o Natal e reforçou que a cidade prepara uma programação especial para celebrar os dez anos do Natal de Curitiba.
Durante o encontro, os secretários apresentaram os resultados das respectivas pastas, compartilharam experiências e alinharam ações integradas, fortalecendo o trabalho conjunto entre as áreas da administração municipal.
“Estamos com o time encaixado, unido e focado em cumprir nosso plano de governo. Nos próximos dias teremos anúncios importantes, como a programação do Natal de Curitiba e o lançamento do edital da nova concessão do transporte coletivo”, afirmou o prefeito.
O secretário do Governo, Marcelo Fachinello, destacou a expressiva participação popular na primeira etapa do Fala Curitiba e ressaltou a mobilização de todas as secretarias para a realização do Domingo no Centro, programa que vem fortalecendo a ocupação dos espaços públicos e aproximando a Prefeitura da população.
- Obras por toda a cidade
Entre as apresentações, um dos destaques foi o panorama das obras em andamento na capital, apresentado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
“Estamos chegando a um pico de obras significativas. Serão cerca de 100 quilômetros de vias da cidade passando por intervenções”, afirmou Jamur, ao destacar os investimentos voltados à mobilidade urbana e à integração metropolitana.
O secretário lembrou que a Prefeitura investe na cidade por meio do programa Pro Curitiba, que contempla obras como o Bairro Novo da Caximba, a Casa da Leitura Franco Giglio, o Terminal Capão da Imbuia, o restauro do Solar do Barão e as intervenções do Novo Inter 2.
“Estamos com muitas obras acontecendo simultaneamente e todas em pleno andamento. Isso demonstra que estamos construindo a Curitiba do futuro”, destacou Eduardo Pimentel.
Comitê de Enfrentamento ao El Niño
Outro tema abordado foi a criação do Comitê de Enfrentamento ao El Niño, lançado em junho e formado por diversas secretarias municipais. O grupo tem como objetivo fortalecer o planejamento e coordenar ações preventivas para minimizar os impactos do fenômeno climático, que pode ser o mais intenso dos últimos 140 anos.
“O El Niño já está presente. O que estamos fazendo é um trabalho integrado entre as secretarias, com a elaboração dos planos de contingência necessários para enfrentarmos, de forma adequada, os impactos que o fenômeno pode causar”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro.
Natal de Curitiba
A reunião foi encerrada com uma apresentação da assessora do Gabinete do Prefeito, Tatiana Turra, e do secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa, que compartilharam os primeiros detalhes da programação do Natal de Curitiba. Em 2025, o evento reuniu mais de 3 milhões de espectadores e, neste ano, chega à décima edição com uma programação especial.
Ao final do encontro, o prefeito reforçou que a integração entre as secretarias será fundamental para manter o ritmo das entregas e garantir que os principais projetos da Prefeitura avancem de forma coordenada ao longo do segundo semestre.