“Poder público precisa fortalecer parcerias com o terceiro setor”

2-presidente-do-itv-pr-marcello-richa-visita-a-fundacao-ecumenica-de-protecao-ao-excepcional

artigo: Marcello Richa
O presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Marcello Richa, ressaltou nesta quarta-feira (21), durante visita a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), a importância do poder público fortalecer o diálogo e a parceria com o terceiro setor.
“O terceiro setor representa uma ampliação das políticas públicas, descentralizando os serviços e aumentando o impacto das ações sociais. Dessa forma, é imprescindível o fortalecimento do diálogo, convênios e trabalho em conjunto com as esferas públicas, especialmente a municipal”, disse Marcello Richa.
Acompanhado do presidente da Fepe, Fabio Marcassa, Marcello Richa conheceu a estrutura e serviços oferecidos pela entidade, que promove atendimento gratuito de assistência social, saúde e educação para 330 crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla deficiência.
Além do atendimento a pessoa com deficiência, a entidade também realiza o Teste do Pezinho, que permite o tratamento precoce para seis doenças genéticas e evita o surgimento de futuras deficiências para recém-nascidos do estado do Paraná e Santa Catarina, e o Teste da Mãezinha, exame que permite diagnosticar a Doença Falciforme e oferece um acompanhamento adequado para as gestantes que apresentarem esse quadro. Atualmente os testes não são aplicados em Curitiba por falta de convênio com a gestão municipal, mas por meio de parceria com o Governo do Estado o serviço é realizado para mais de 300 municípios do Paraná.
“Os testes permitem a prevenção e melhores condições para o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos. Infelizmente a atual gestão da Prefeitura de Curitiba não valoriza devidamente o terceiro setor e, por exemplo, não possui convênio com a Fepe para realização desse serviço. Precisamos aproximar a gestão municipal do terceiro setor e o candidato a prefeito Rafael Greca já afirmou que essa será uma de suas prioridades”, disse Marcello Richa.
“Não tenho dúvidas que tanto nós quanto outras entidades do município estão de portas abertas para parcerias e ações que fortaleçam o atendimento e permitam a ampliação dos serviços. O trabalho em conjunto com o terceiro setor resulta em políticas públicas mais efetivas, permitindo que um maior número de famílias tenha acesso a serviços, programas e ações que irão melhorar sua qualidade de vida”, afirmou o presidente da Fepe, Fabio Marcassa.
Forrest Gump – No final de quarta-feira (21) Marcello Richa esteve na Escola Especial Forrest Gump, onde conversou com o presidente da entidade e da Federação das Escolas Especiais, Benedito Basseti, sobre a necessidade de melhorias no Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (Sites) em Curitiba.

Compartilhe