O PT lança nesta quinta-feira, 10, em São Paulo, a campanha em defesa do ex-presidente Lula. O ato “Por um Brasil mais justo pra todos e pra Lula” vai contar com lideranças de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos. “O objetivo é iniciar um amplo movimento por todo país, e também no exterior, com eventos e manifestações contra as perseguições ao ex-presidente Lula e em defesa da democracia”, diz a nota petista.
Gleisi perde 2,2 milhões de votos===
Em seis anos, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) perdeu 2,2 milhões de votos, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 8. Em 2010, Gleisi fez 3.1916.468 votos (29,5% dos 10,8 milhões de votos válidos) – a mais votada entre 12 candidatos. Na atual pesquisa Gleisi tem apenas 8,9% das intenções de voto (964,2 mil votos) e ocupa apenas a oitava posição entre nove candidatos.
O mensalão, o petrolão e as investigações da operação Lava Jato sobre as doações ocultas em sua campanha de 2010 levaram a derrocada de Gleisi e do petismo no atual momento político. Os desvios do Ministério do Planejamento quando o marido de Gleisi, o ex-ministro Paulo Bernardo ocupava a pasta, também pesaram na má avaliação da petista.
Com esses números, resta a Gleisi tentar uma vaga para Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa. Isso se não se enrolar mais na Justiça já que é ré no STF e alvo de várias delações dos investigados pela Lava Jato.