*****Na briga interna para ver quem poderá ser abençoado com um apoiamento para continuar sonhando com uma indicação para vice-governador, em chapa a ser apoiada por Beto Richa em 2018, Valdir Rossoni e Ademar Traiano mexem se pauzinhos. O chefe da Casa Civil que colocou a volta em 201 para disputar uma cadeira à Assembleia Legislativa, como opção caso não vingue seu sonho de uma vice, pensa, também em empurrar o colega para Brasília, de onde ele quer distância. Acontece que nenhum dos dois pode ficar sem a imunidade parlamentar que por enquanto ainda vale, embora uns e outros apostem que o fim do foro privilegiado vai pegar os dois no contrapé. Assuntos nos bastidores políticos já motiva especulações.
-*****A 5ª Promotoria de Justiça de Campo Mourão, confirmando notícia que o FEBEBRA divulgou, com todo e tudo, apresentou denúncia criminal contra o prefeito de Luiziana, José Claudio Pol. Ele responde por peculato, que é o desvio de patrimônio público para uso particular. Muitos não lembram mas este foi o alcaide que para garantir sua festa de final de ano usou um tubo de oxigênio da ambulância de emergência da cidade para fazer funcionar uma chopeira que garantiu a festa de despedida do ano passado. Isto resultou na morte de um paciente que não teve o socorro do equipamento de oxigênio. Mas, nem que a vaca tussa, o alcaide garantiu sua festa
*****- Imitando o prefeito de São Paulo, o novato João Dória, que mal virou alcaide já se imagina candidato tucano à Presidente da República, o secretário Ratinho Junior estaria arrumando as malas para deixar o governo. Quer ocupar todo o seu tempo em campanha pelo Pará, batendo na tecla do novo para ser candidato a governador em 2018. Atual Secretário do Desenvolvimento Urbano, quer ir desde já fazendo campanha, visando manter terreno que imagina ter garantido com larga margem de popularidade em relação a concorrente Cida Borgheti. Que aliás, nem que a vaca tussa, não pretende deixar o cargo para ir cuidar só da campanha. A turma que acompanha Ratinho Junior no governo está preocupada com a possibilidade de perder cargo.
*****Promete ser enorme a fila de candidatos a próxima vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Diante do que se divulgou na imprensa a respeito de salários e mordomias, mais as condições vitalícias dos mesmos, o que não falta é candidato para ocupar a próxima vaga. A única preocupação agora é que diante da crise de moralidade que tomou conta do país, haja possibilidade de acabarem com esta mordomia. Ou pelo menos de reduzir as atuais condições de privilégios.
*********- Além de causar correria de Dilma Roussef ao banheiro, quando Monica Santana carimbou em seu depoimento que a Presidenta sabia do caixa dois que pagou conta de sua campanha, mais um foi escrachado. Nem que a vaca tussa ele certamente vai negar, mas Monica Santana disse com todas as letras que Eike Batista quitou, por meio de caixa dois, uma dívida de R$ 5 milhões da campanha de Fernando Haddad, do PT, à Prefeitura de São Paulo. Isso consta no processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, onde o casal marqueteiro se abraçou numa nota preta sem tamanho. Via caixa dois.
-******** “As vezes penso que sim. Em outras penso que não”. Esta foi a resposta do ex-ministro Joaquim Barbosa, indagado há poucos dias se poderia ou não ser candidato a Presidente da República, em 2018. Pelo tipo de resposta, surgem especulações de que se a mosca azul insistir mais um pouco, ele vai levar uma picada favorável.
Durante manifestação convocada pela CUT, e outras centrais sindicais, em São Paulo, para comemorar o Dia do Trabalho, uma turma gritou em alto e bom som o nome de Lula seguido da palavra Ladrão, ao mesmo tempo em que pediam sua prisão. Foi a primeira vez que se observou uma situação desse tipo. Eu deixou muitos petistas, e o próprio Lula preocupados. É uma boa turma que certamente para Curitiba apoiar o dito cujo quando do seu depoimento ao Juiz Sergio Moro, dia 10 do corrente.
******- Virginia de Souza, a medica acusada de comandar uma quadrilha dentro do Hospital Evangélico, com a prática de eutanásia em vários pacientes que foram levados à mor, foi inocentada. No ultimo domingo no programa Fantastico, da Rede Globo, ela e seu advogado, Elias Mattar Assad, tiveram a oportunidade de desabafar amplamente, jogando para fora tudo que engoliram durante este tempo em que a mesma ficou presa, inclusive dentro de sua própria casa. Ela e mais 4 outros médicos e 3 enfermeiros, foram inocentados mas o Ministério Público não se conforma, Este assunto, aliás, ainda promete permanecer nas manchetes por muito tempo pois o MP já está apelando à Justiça.
– Lançado um livro de autoria do Procurador DeltanDallagnol que conta os bastidores da Operação Lava Jato. Apesar de afirmar em vários trechos de sua obra que “ a saída para o Brasil não é a Lava Jato”, ele diz que o caso é “ tratado como um tumor, mas o problema é que o sistema é cancerígeno”, dividido em 10 capitulos, o livro tem 319 páginas.
-****** Numa pesquisa onde até o Luciano Huk, consta com 3 pontos percentuais, a sondagem do DataFolha a respeito da opinião pública em relação a sucessão presidencial, fica claro que há alguma coisa de errado nesta promoção do nome de Lula em primeiro lugar na dita cuja. É que os índices de rejeição do dito cujo superar tudo que se possa imaginar, mas a imprensa só está divulgando o aspecto positivo que interessa ao PT e ao dito cujo. Bolsonaro e Marina Silva ficam em segundo lugar empatados.
Enquanto isso, Roberto Requião que continua “mais goiaba do que nunca”, tendo sido apontado, inclusive, como “louco de pedra”, deixou no ar duas hipóteses em relação ao seu nome. Se houver o impedimento de Lula em ser candidato ele está disposto a deixar o PMDB e ir para o PT, a fim de ocupar o lugar do dito cujo. A outra hipótese que imagina é que caso Lula se torne viável ele vai fazer dobradinha com o dito cujo sendo candidato a governador do Paraná em 2018. Assim como Requião, também Gleisi Hoffmann está imaginando ressurgir agarrada na imagem de Lula.
-********* Ponto negativo para a Secretaria de Saúde do Paraná, em relação à situação de pacientes que esperam até 3 horas na fila da Farmácia Paraná, no centro de Curitiba, para conseguir remédios do governo. A cutucada é do deputado Ney Leprevost. Enquanto mantém o discurso de que saúde é prioridade, Ministro Ricardo Barros e Secretário Michele Caputo, estão mais preocupados em plantar seus nomes Paraná afora, segundo já apontam adversários dos mesmos. Este é um assunto que preocupa mais do que a política, certamente.
-***** Depois de visitar seu amigo Zé Dirceu, dizem que Roberto Requião está disposto a seguir no estilo ternura e coração, visitando proximamente Eduardo Cunha, André Vargas e João Vaccari. Desistiu de visitar Antonio Palocci porque o dito cujo já acenou com uma delação premiada que pode complicar seus amigos.
****Nem que a vaca tussa ele chegou lá. Depois de quase eleito em 2014, quando perdeu por apenas 10 votos para Luiz Carlos Martins, o delegado Rubens Recalcati assumiu, finalmente, sua cadeira na Assembleia Legislativa. Ocupando a cadeira que foi do deputado Chico Brasileiro, que assumiu a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, os novos parlamentares mantem a bancada do PSD na casa com o mesmo número de representantes legislativos.