A trajetória do deputado estadual Ney Leprevost na área da saúde, marcada pelo respeito ao ser humano e por diversas realizações, tem sido destacada pela classe médica.
O reumatologista Fernando Fabiano Castellano Júnior, médico que atua na Estratégia de Saúde da Família, da Prefeitura Municipal de Curitiba, ressalta o alcance da Lei da Mamografia e da Lei do Teste do Coraçãozinho, ambas de autoria de Ney Leprevost. “Com a mamografia gratuita na rede pública, milhares de mulheres têm a chance de detecção do câncer de mama em fase inicial, possibilitando assim o tratamento precoce e a cura”, diz o doutor Castellano. E complementa citando a importância da Lei do Teste do Coraçãozinho. “Quantas vidas são salvas a cada dia por essa iniciativa elogiável, que possibilita a detecção e atuação precoce na cardiopatia congênita em crianças”, avalia o médico.
Autor de centenas de iniciativas, como a Linha de ônibus Inter-Hospitais, que atende pacientes de todo o Paraná, Ney é autor ainda as leis que instituem o direito das gestantes e dos idosos a terem acompanhante nos internamentos hospitalares. “Essa era uma reivindicação de muita gente. Afinal, quem não gosta de companhia e precisa de apoio quando está enfermo e em condições especiais, como a gravidez? Recebi muitos agradecimentos por essas conquistas.”
Ney Leprevost quer representar os paranaenses como deputado federal em Brasília, e leva com ele um sonho. “Vou continuar minha luta histórica pela saúde. Dos 15 milhões em emendas impositivas a que cada deputado tem direito para destinar aos municípios que representa, a primeira que irei apresentar será para ajudar a reequipar o Erastinho, que será o hospital de referência no Sul do Brasil para o tratamento de câncer em crianças”.