MEDO
Excessivamente preocupado em se defender, o Coritiba perdeu para o Flamengo, domingo (16), no Maracanã, por 3 a 2, complicando outra vez a sua situação na zona do rebaixamento. A ideia que deu certo na teoria e nos treinos, na prática não funcionou e o técnico Marquinhos Santos perdeu ótima oportunidade de fugir da desesperada posição de candidato a queda para a segundona. Teve medo de vencer. Congestionando o meio campo com Helder, Sergio Manoel, Gil, Robinho e Alex, isolando Joel no ataque, o esquema não funcionou, já que os laterais Norberto e Carlinhos não produziram como alas. Houve excesso de medo e respeito para com o time carioca, que chegou a vitória por 3 a 2, graças a fragilidade defensiva coxa branca. Aos 18minutos Lucas Mugni, sozinho no meio da zaga, fez 1 a 0. A dupla Lucas Claro e Leandro Almeida, voltou a repetir os erros de marcação, tendo participação efetiva nos três gols rubro negros. O Coxa saiu do sono, acordou no intervalo com as entradas de Dudu no lugar de Sergio Manoel e Zé Love no de Gil, obtendo maior velocidade e passando a ser ofensivo. Mesmo assim, em falha de Leandro Almeida que levou um “baile” de Gabriel, permitindo o cruzamento da direita para fácil conclusão de Everton, ampliando para 2 a 0. Os erros defensivos continuaram e cinco minutos após, o zagueiro Lucas Claro, cometeu penalidade máxima que Chicão, cobrou para defesa de Vanderlei evitando o terceiro gol carioca.
O time paranaense se motivou, renovou esperanbças e Joel fez o primeiro gol aos 21, deixando a partida empolgante. Na sequência, aos 36, outra falha de marcação coritibana, deu o terceiro gol ao Flamengo. Canteros lançou Nixon que tocou leve para fazer 3 a 1.
No desespero o treinador colocou Keirrison no lugar de Robinho, na busca de mais gols. Aos 38 minutos, Zé Love cruzou da meia esquerda e, Joel com muita garra, de cabeça fez o segundo gol paranaense, deixando a partida tensa, emocionante. Dentro da necessidade, o Coritiba pressionou, criou condição de empatar, mas ficou apenas nas tentativas. Caso tivesse acreditado mais em suas forças, jogasse sem medo, o Coritiba poderia ter voltado com melhor resultado.
Como o Vitória da Bahia venceu a Chapecoense por 1 a 0, passou a frente do Verdão, que caiu para a 16ª posição na classificação. Na 4ª feira, os dois se enfrentam, em Salvador e o vencedor deve assegurar sua permanência na elite nacional. Para continuar na Série “A”, o Coritiba precisa deixar de ser medroso, enfrentar os próximos adversários com a certeza de que só a vitória lhe interessa. Ser cauteloso defensivamente é necessário, mas não com tanto medo como foi no Maracanã, neste domingo.
DECEPCIONANTE
Os quase 17 mil torcedores que foram a Arena da Baixada, ver Atlético e Sport Recife, ficaram decepcionados com a atuação atleticana. Sem inspiração, sem muito empenho, aparentemente vivendo um clima de despreocupação, o Atlético perdeu para o Sport por 1 a 0, ajudando o time pernambucano a fugir do rebaixamento. As vaias da torcida revelaram o descontentamento pela pálida atuação rubro negra. Agora o Atlético recebe o Santos, 4ª feira, para tentar a reabilitação, buscando permanecer entre os dez primeiros colocados.