O governador inaugurou nesta quinta-feira (10) as obras de ampliação do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), que aumentarão o potencial de operação em 66%, passando das atuais 1,5 milhão TEUs/ano para 2,5 milhões. O investimento de R$ 550 milhões, feito pelo TCP, é o maior do Brasil no setor portuário dos últimos cinco anos e garante capacidade para
atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos. O contrato prevê outros R$ 548 milhões em melhorias até 2048.
O Porto de Santos ainda movimenta mais TEUs/ano, mas em mais de um terminal.
As novas estruturas vão empregar 250 pessoas, além de ter gerado 1.200
empregos diretos e indiretos na construção. Os Portos do Paraná
manejam cerca de 53 milhões de toneladas com apenas quatro quilômetros
de cais. Neste ano já foram exportados 650 mil contêineres.
Os investimentos chineses, destacou Mário Povia, diretor-geral da
Agência Nacional de Transportes Aquaviários, levaram em conta o
potencial de crescimento dos portos do Paraná nos próximos anos e são
inéditos no País.
“É o primeiro terminal em operação nesses moldes com um parceiro
chinês, que é altamente seletivo. O Paraná vem se repaginando de uma
matriz agrícola para uma matriz altamente industrializada. É outra
questão de fundo emblemática a ser comemorada junto a esses
investimentos”, comentou. “É um Estado promissor do ponto de vista dos
novos negócios. É um piloto que pode se replicar em outros terminais
do Paraná e também do Brasil”.
O diretor institucional do TCP, Juarez Moraes e Silva, ressaltou que
Paranaguá é o segundo porto em movimentação do País. “Isso acontece
porque a iniciativa privada acredita no Estado. Temos uma cadeia
produtiva que sinaliza novos investimentos nesse setor”, disse ele.
INVESTIMENTOS – As obras entregues nesta quinta incluem o novo berço
218, que aumenta o cais de atracação de navios de 879 metros para
1.099 metros, além da ampliação da retroárea de 330 mil metros
quadrados para quase 500 mil metros quadrados. Isso significa mais
flexibilidade a importadores e exportadores em suas operações e
permite que navios fora de janela tenham ajustes no atraso, seguindo o
cronograma de atracação em outros portos na costa brasileira.
O novo berço também recebeu novos guindastes para movimentação de
contêineres. O TCP adquiriu dois portêineres chineses, considerados os
maiores do Brasil em operação, com 66 metros de lança e 50 metros de
vão-livre a partir do trilho, com possibilidade de alcançar até 24
fileiras no navio. Com isso, o TCP passa a contar com oito guindastes
e capacidade para operar navios de até 366 metros de comprimento, sem
restrições.
As novas estruturas preparam o Estado para atender a demanda de
mercado brasileiro pelos próximos 30 anos. As embarcações com
capacidade de transportar até 16 mil TEUs já navegam na Europa e na
Ásia e devem entrar no País via TCP.
DRAGAGEM – Para receber navios dessa escala, o Governo do Estado
investe R$ 403 milhões na remoção continuada de sedimentos do fundo do
mar. A dragagem de manutenção teve início em julho e vai remover o
assoreamento nos canais de acesso e nos berços de atracação dos portos
de Paranaguá e Antonina pelos próximos cinco anos. Dez centímetros a
mais de profundidade significam 700 toneladas a mais de grãos, ou
1.050 contêineres.
Além do investimento estadual, o Governo Federal realizou em 2018 uma
dragagem de aprofundamento que aumentou a profundidade do Canal da
Galheta para 16 metros de profundidade. Já a bacia de evolução passou
de 12 para 14 metros e as áreas intermediárias, passaram a ter entre
14 e 15 metros de profundidade.
O investimento do Ministério dos Transportes, na época, foi de R$ 394
milhões. Para 2020, o atual Ministério da Infraestrutura já anunciou a
destinação de mais R$ 28 milhões para um possível aditivo pelo tempo
de assoreamento no período de execução do serviço.
TCP – Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China
Merchants Port Holding Company (CMPort). O portfólio global de portos
da CMPort abrange seis continentes, 17 países e regiões e 34 portos.
Em 2018 a CMPort movimentou 109 milhões de TEUs.
PRESENÇAS – Estiveram presentes na inauguração das obras do TCP a
ministra conselheira do Comércio da China, Shao Yingjun; o prefeito de
Paranaguá, Marcelo Roque; o comandante da Capitania dos Portos do
Paraná, capitão de mar e guerra, Rogério Antunes Machado; o
vice-presidente da China Merchants Group, Deng Renjie; o diretor da
China Merchants Ports, Bai Jing Tao; o chairman do TCP, Vincent Lu; o
CEO do TCP, Tony Shi; o vice–chairman do TCP, Luiz Antonio Alves; os
deputados estaduais Galo, Nelson Justus e Marcel Micheletto, além de
empresários e lideranças políticas do Litoral.