Leia a seguir diversas notícias geradas pela crise do Coronavírus que tomou conta do Brasil nos últimos dias
HOSPITAIS PREPARADOS
Superando em providências, o que não ocorreu em outros grandes países, o Brasil está com hospitais e unidades de saúde sendo devidamente preparados para enfrentar a grave crise com o vírus que se espalhou pelo mundo. Em Curitiba, o Prefeito Rafael Greca decretou estado de emergência, antes mesmo do que se fez em termos nacionais, tomando uma série de medidas, entre as quais determinando a contratação de mais 50 médicos pela Prefeitura, para ampliar o atendimento nas unidades de saúde.

“Cuidem dos idosos, cuidem dos idosos…”. O recado foi repetido diversas vezes pelo Ministro da Saúde, Mandetta, em declarações a imprensa nesta semana. Repetiu por diversas vezes esta recomendação, alertando trata-se do principal grupo de risco em relação ao Coronavírus. Filhos e familiares de pessoas com mais idade devem se preocupar porque dos idosos, além das crianças em seguida, são os principais motivos de preocupação na atual crise de saúde.

Abib Miguel, com quase 80 anos, deve ser um dos presos que pelas condições de idade avançada e de saúde, será liberado através da Justiça. A recomendação para a liberação de presos idosos, e sem maior perigo para a sociedade, que devem ser libertos para cuidar junto aos familiares, em prisão domiciliar, diante da crise do Coronavírus, veio do Ministro Marco Aurélio do STF. Como Bibinho, que há muitos anos continua preso apesar de tantos recursos, e do processo dos diários secretos ter sido sepultado pela Justiça paranaense, outros presos na mesma situação com preventivas, deverão ser libertados por conta desta situação de saúde.

Fundo Eleitoral, previsto em mais de R$ 2 bilhões de reais, deve ser liberado para ajudar no combate a crise do Coronavírus. Muitos candidatos e partidos certamente são contra a esta grossa verba prevista de garantir a campanha municipal de 2020. O fundo partidário deverá ser usado agora, mais do que nunca, para garantir os concorrentes das eleições municipais.

Não há nenhuma necessidade de uma correria aos supermercados para tentar a estocagem de determinados produtos. O alerta foi feito pelo presidente da Associação dos Supermercados, o senhor Zonta, que as organizações estão devidamente preparadas para enfrentar a presente crise ditada pelo Coronavírus. Em consequência, famílias devem estar despreocupadas evitando qualquer correria parecida com aquelas que ocorriam em tempos de guerra com os armazéns abarrotados de freguesia.

Caminhando para os 91 anos, que vai completarem agosto vindouro, nosso amigo Sylvio Sebastiani, que acompanha a crise de saúde com o Coronavírus, fez questão de mandar um recado para seus amigos e admiradores. Sempre considerado um arquivo vivo da vida política paranaense, mantém até hoje sua página na internet, através da qual apresenta comentários políticos no velho e corajoso estilo que o identificou trabalhando em vários veículos de comunicação. Dizendo estar recluso para atender as recomendações de saúde, deixa claro que continua atendendo os amigos que lhe telefonam contando as novidades ou buscando orientações políticas cuja experiência ajuda muita gente até os dias atuais.

Grupo Lanteri, que neste ano completa 42 anos desta encenação da Paixão de Cristo, adiou o espetáculo deste ano. A crise do Coronavírus que mudou os hábitos dos brasileiros por recomendações da saúde adiou a apresentação que seria desenvolvida mais uma vez na Semana Santa. Enquanto isso, a Arquidiocese vem alertando para que as missas e reuniões em geral sejam promovidas com um máximo de 50 pessoas, guardando a distância e recomendações em relação ao contágio do Coronavírus que alterou até mesmo os costumes cristãos do mundo.

Gozador por natureza, brasileiro não perde tempo nem na hora da desgraça, dizem. Fazer piada foi sempre motivo de atuação em primeira linha diante de todos os fatos e situações que nos envolvem, razão pela qual nem o Coronavírus escapa da criatividade de uns e outros. Já tem barzinho criando coquetéis especiais, com nomes relacionados a crise da saúde e buscando servi-los depois de lavar as mãos e aplicar o álcool gel. Não se surpreendam se algum barman lhes oferecer esta última novidade que, daqui a pouco, certamente, vai motivar até mesmo pratos especiais com o nome do vírus para garantir mais força opara enfrentar o dito cujo.

Com férias adiantadas e a suspensão de várias atividades por conta do Coronavírus, um e outros imaginam que os clubes com suas áreas de lazer fiquem superlotados. A recomendação, no entanto, é para que se evitem aglomerações e, consequentemente, este tipo de lazer deve ser evitado para que a contaminação do vírus não se espalhe. Ficar em casa é a melhor recomendação. Aliás, até os churrasquinhos caseiros com muita gente devem ser evitados.

Com os 79 anos que completou no último dia 5, Roberto Requião é hoje um septuagenário que ficou ainda mais recluso do que já estava. Desde que o eleitorado o abandonou em 2018, o ex-senador passou a ficar mais em casa, lendo, curtindo a internet, e escrevendo, dizem suas memórias. Preocupado com o Coronavírus, e sem chance até de curtir os netos por causa das recomendações da saúde, imaginem os momentos de explosão do dito cujo nos tempos atuais.