Morreu Candinho, Cândido Martins de Oliveira, aos 80 anos. Um político de corte diferente, intelectual preparado, exímio articulador, foi deputado estadual, superintendente da Fundepar, duas vezes secretário de Educação e Cultura, e no governo Jaime Lerner, secretário de Segurança Pública.
Duas iniciativas de Candinho seriam suficientes para justificar sua vida pública, a reforma do ensino fundamental (lei 5692/71) no Paraná, e a instituição do Concurso Nacional de Contos que colocou o Paraná no centro do debate cultural no país.
De certa forma, Candinho limitou uma brilhante carreira politica ao aceitar ser Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
Filho de Cândido Machado de Oliveira Neto, que foi deputado estadual, Candinho era irmão do falecido deputado e senador Luis Alberto Martins de Oliveira e cunhado do falecido deputado estadual e federal e secretário da Saúde (nos governos Pimentel e Jayme Canet Junior) Arnaldo Busato.
Quando dirigiu a Fundepar, Candinho foi responsável pela realização do I Concurso Nacional de Contos, cujo vencedor foi o contista paranaense Dalton Trevisan.
fonte blog do campana