De repente não mais que de repente todo mundo virou especialista em tributos e decide o que é correto sobre incidência e cobrança e redistribuição. Fato incontestável é que brasileiro tem está tendência atávica de comportar-se como técnico de um tudo, herdada do comportamento de torcedor de futebol.
Todavia o campo tributário exige profundo conhecimento e não cabe analisá-lo de forma superficial, em especial considerando que determinados impostos dão substrato para a manutenção de governos diferentes e em três esferas, federal, estadual e municipal!
A análise mais superficial exige dos governadores de estado que diminuam ICMS de ICMS de gasolina e energia. Todavia a questão não é tão simplória assim. Os governadores tem todo o seu planejamento alicerçado na arrecadação prevista em lei. Aprovada no parlamento, com despesas orgânicas que não podem ser ignoradas. Inobstante possa haver amparo em discricionariedade, não há amparo factual.
A realidade nos demonstra estados falidos de há algum tempo, a exemplo do outrora extremante pujante Rio Grande do Sul! Ora se isento de maneira tão evidente os governadores, significa que estou a favor do “statu quo”? Absolutamente, até porque não aceito a forma como se comporta o Paraná em relação à Copel e Sanepar, por exemplo.
Todavia é preciso sempre enfatizar que os Governos, todos eles, não produzem um figo podre sequer, como diria minha avó, então a realidade, e o fato mostra que a questão é muito mais complexa que o Telê botar um ponta como Jô Soares queria.
O que é consequente e responsável é tratar de uma Reforma Tributário, que já deveria ter sido produzida de há muito. É nesta etapa, que devemos nos lembrar de que quem produz, ou deveria produzir leis é o Congresso Nacional, e que a reforma em questão como todo mundo sabe já deveria ter sido feita há pelo menos 20 anos. Então ao invés de bancarmos entendidos em assunto tão hermético, deveríamos nos ater ao nome do deputado federal em quem votamos e cobrar dele produtividade. Se você lembrar que existe Senado e em quem você votou pode cobrar deles também, se achá-los é claro!
Existe um trabalho de enorme pujança e qualidade, realizado pelo então Deputado Federal Luiz Carlos Jorge Hauly, que é uma proposta consistente de Reforma Tributária. Bastaria haver compromisso da Câmara dos Deputados e o assunto poderia ser pautado e aperfeiçoado se for do caso. O que é positivo na discussão atual é que populariza a questão e a torna “trend topics”! De qualquer sorte a solução da questão da reorganização e atualização da esfera tributária no País é emergencial. Como a vontade política é fundamental cada um de nós deve cobrar como já escrevi acima do seu Deputado Federal urgência na Reforma!
QUESTÃO INTERNACIONAL
Creio que todos tem consciência que a crise logística é mundial, incrementada nesta semana pelos rumores, senão realidade da quebra da Evergrande da bolha chinesa imobiliária. As Bolsas de Valores do mundo inteiro estão deveras incomodadas com está questão o que as deixa em constante oscilação negativa. Gasolina subiu em todos os Países e moradores dos Estados Unidos falam em 50 % na bomba e a carne com aumento de até 65% por cento. Energia elétrica então, um Deus nos acuda! Claro aqui um comprometimento mais destacado por decorrência da crise hídrica e nosso tipo de matriz preponderante. Ocorre que no nosso País há sempre um desvio de foco, uma constante tergiversação que objetiva o dano colateral que deve ser político. Inobstante estes números sejam reais os correspondentes das redes nacionais NÃO expõe a realidade porque lá o Presidente é de esquerda o Bidê! Por aqui a tradicional Volkswagen deu folga na fábrica por falta de fios condutores que são importados da China. Este apenas um modesto exemplo da aldeia global do Mharsal Mac Luahan, previu isto nos anos 80! Vale dizer: a pandemia produziu efeitos globais e estes efeitos são palpáveis e visíveis não só nas perdas de vidas humanas, mas também nas perdas de vidas e empresas. Culpar como sordidamente de forma direta se culpa o Governo Bolsonaro é de uma desonestidade abjeta!
REGIONAIS
- O partido do Senador Álvaro Dias não desiste de tentar fazer parte da chapa do Camon I! Desta feita o jovem Silvestre dileto amigo de há muito do Governador coloca a seu nome a disposição do Phodemos no intuito de disputar o Governo. Tudo perfume de Gardênia ou espuma, posto que Cezinha jogue bem e busque cadeira na Câmara e reeleição materna na Assembleia! Simples e direto assim.
- Fusão de partidos: A fusão de partidos junta Bivar e Magalhães. Há quem aplauda, outros tantos de imediato gritam socorro. FATO É QUE QUASE UM BILHÃO E MEIO DE DINHEIRO DO POVO BRASILEIRO, estarão à disposição da dupla e seus representantes regionais. Por aqui a dupla Francischini/Lupion está na área. Como é habitual em política os orienta o pragmatismo e nenhum prurido ético. Em verdade as reuniões de quarta feiras a noite de há muito reúnem Felipe e Bekinha Lupion. Um será vice outro o Pedro será secretário geral.
Como sempre o tempo será o senhor da razão!
A CPI QUE TRANSFORMOU O SENADO EM CIRCO MAMBEMBE
Deixei para escrever sobre este assunto para finalizar a coluna, porquanto como todos esperava o depoimento do senhor Luciano Hang. Não conheço o cidadão pessoalmente, mas admiro sua capacidade empreendedora, assim como horizontalmente admiro a todos os homens e mulheres deste País que tem a coragem de empreender e sustentar este estado brasileiro que sofre de elefantíase, preguiça indolência e corrupção por atavismo, aliás!
Soe ocorrer que os ineptos, incompetentes e em casos específicos ladravazes que compõe a CPI do Circo do Covid, não avaliaram de forma adequada o quanto lhes era perigosa à tarefa que lhes fora proposta, a saber, impedir o Presidente da República!
Assim o primeiro rato da era Collor, Renan ex-cara de xixi na areia, alinhado com Aziz da esposa presidiaria, e outros de menor catadura como o escoteiro histérico Randolphinho, como se fossem exemplos de conduta e cidadania puseram-se a obra.
Claro jamais, mas jamais chamaram o Consórcio Nordeste e o tal Gabbas que foi do INSS do PT! E dê-lhe de auto desmoralização pessoal e da instituição Senado!
Casa revisora de leis, que deveria ser respeitada por todos os brasileiros hoje é motivo de risos e chacotas com seus membros e respectivas condutas sendo alvo de rigorosas investigações da cidadania. Afinal, cada cabra deste custa mais de milhão por mês para o povo! O QUE FAZEM? O QUE PRODUZEM? COMO SE COMPORTAM?
A culpa é deles mesmos, porque sequiosos de resultado político que enfraquecesse o Executivo, permitiram a construção de um monstro amparado pelo exercício legal, CPI, e deram legitimidade para Renan e seus sequazes!- O depoimento de Luciano Hang lembrou cena épica do clássico de Cecil B. de Mille, Sansão e Dalila, com Victor Mature como Sansão e a maravilhosa morena Hedy Lammar como Dalila. Pois bem Sansão careca volta ao templo onde iria ser seviciado e o destrói matando todos os filisteus. Qualquer coincidência terá sido propositada por este escriba.
O careca moeu, triturou seus inquisidores senadores. Provou quanto eles são despreparados, covardes, a ponto de expulsarem advogado digno e honrado Benno Brandão, meu amigo, da sala. Ofensa grave as prerrogativas. MAIS GRAVE, MUITO MAIS GRAVE, entretanto foi destruir o templo senatorial. Demoliu a instituição. Mostrou que até operação plástica, isto mesmo, até operação plástica o povo paga para senadores e deputados federais!
Honestamente, não sei com que cara senadores pegarão avião ou sentar-se-ão em restaurantes!
Pior, mas muito pior para aqueles que tentarão em 2022 voltar ao SENADO…!
Como diria minha tia Ruth: vergonha alheia!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI
Senhor obrigado Senhor! Pandemia chegando ao fim. Coritiba la garantia soy jo, quase lá! Mas humildemente rogo Senhor: manda São Pedro largar um raio mais poderoso que o do Veio da Havan no meio do Senado!Amém !!!