Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro Gomes.
Se até agora as atenções do eleitorado ficaram divididas entre dois nomes para o próximo mandato de presidente do Brasil, entre Jair Bolsonaro, ainda sem partido e Lula da Silva, pelo PT, já começam a surgir às alternativas.
E a aparição de uma dezena de nomes no cardápio político, preocupa um e outro lado, em diferentes proporções. Se de um lado Lula da Silva, tem a perturbá-lo o nome do ex-ministro e candidato nato do PDT, o ex-ministro Ciro Gomes, Bolsonaro terá que olhar com cuidado para o surgimento da possível candidatura do ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro, que está prestes a ser anunciado pelo Podemos, do senador paranaense Alvaro Dias.
A partir daí vem um rosário de nomes, que esbarram em eleitores dos dois lados, como é o caso do mineiro e presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), do ex-ministro e médico Luiz Henrique Mandetta da fusão DEM e PSL, no União Brasil, do apresentador José Luís Datena, que baterá com Mandetta no União, dos governadores de São Paulo, João Dória e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e ainda do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (os três em disputa dentro do PSDB), a senadora Simone Tebet (que vem sendo sondada pelo MDB, além dos menos expressivos Alessandro Vieira pelo Cidadania e Luiz Felipe d’Ávila, pelo Novo.
Só nesta primeira arrancada já podemos contar uma dezena de nomes, que fatalmente estarão atrapalhando este ou aquele candidato em suas pretensões maiores. Isso quer dizer que todas as pesquisas eleitorais havidas até agora foram apenas uma tendência de momento, como sempre deveríamos encarar, e que ainda há muita água para rolar por debaixo da ponte.
Bolsonaro até agora nem definiu por qual partido estará lançando o seu nome e muitas vezes chega até dizer que não sabe se será candidato. Mas isso é coisa de político matreiro, sentindo o peso de sua posição.
Fato é que o leque de opções é gigantesco.
Veja só! Você lembra por exemplo que nas últimas eleições foram treze os candidatos? Recorde por exemplo de José Maria Eymael (Democracia Cristã), Cabo Daciolo (Patriota); João Goulart Filho (PPL) e Vera Lúcia (PSTU).
Se você quer votar com conhecimento de causa, deve ficar atento a todos os nomes. Muita gente nova vai aparecer no decorrer da campanha. Uns vão só atrapalhar, mas outros podem ter presença marcante na decisão do seu voto para a escolha do novo presidente do Brasil.