PESQUISA 51,5%

image_2021-11-29_155742

Número absolutamente estarrecedor que foi obtido pelo instituto Paraná, brasileiros pesquisados no período entre 16 e 19 de novembro em 154 municípios brasileiros. 

Então é o seguinte: mais da metade dos brasileiros não quer ouvir falar em eleição! Por que será? 

Os maiores interessados, que são os políticos profissionais em lado oposto se perguntam isto? Tem interesse nisto? 

É absolutamente evidente que não. Político profissional, e convenhamos os não profissionais, os de um mandato só, ou no máximo dois, são honrosíssimas exceções, só pensa em renovar o vínculo de emprego que contrata com o povo no período eleitoral! Emprego dos mais bem remunerados e com baixíssima responsabilidade no que tange a analise de desempenho.  

Assusta-me muito o fenômeno, descaso do eleitor. E convenhamos estes números próximos a 50% não acontecem só no Brasil. O resultado deste sentimento de náusea e repulsa, é a falta de renovação de quadros e por consequência mais, muito mais do mesmo! 

NOMES 

A simples visualização dos que lideram a pesquisa demonstra o mais do mesmo. Ponteiros com longa vida pública, Lulla e Bolsonaro. A nominada terceira via que eu não sei bem o que significa no caso brasileiro, indica um funcionário público de carreira, e ou políticos de não menos longa vida pública. 

Não é de admirar, portanto que nem cócegas façam no entusiasmo do cidadão que obrigatoriamente votará em 2022. 

Ops leitor: aqui o parêntese para chamar sua atenção! Obrigatoriamente votará interessado ou não!  

E o que interessa aos profissionais da política é manter o emprego, as prebendas o “puder”! 

EXEMPLO DO DIA  

No momento em que escrevo o decaído e destroçado PSDB ocupa todas às manchetes com a sua “PRÉVIA”, que expõe de forma sórdida as entranhas da política nacional e o olímpico desprezo a ética e a decência. Insisto que não encontro diferença entre os emplumados e outros partidos políticos posto  todos serem vorazes sugadores do sangue do trabalhador brasileiro.  

Este partido no momento já queimou nove milhões de reais neste processo de prévias. Na quarta-feira (24) o senil cidadão Arthur Virgílio passou o dia dizendo que Milk Today, o houvera chamado de laranja. Redarguia o bravo de outrora com frases feitas, lugares comuns, mas ao final do dia aparecia sentado com Calcinha Apertada em louvação mútua os dois abençoados pela Miss Tucana Joyce Queda Livre! (qual a função desta pessoa atrás dos candidatos?).  

Interessante aqui destacar que Milk Today, embora não seja um neófito, tanto que é Governador do RGS, ainda se surpreendeu com a sordidez de Doria e companhia, que alias esta sendo endeusado pela imprensa. Lembrando que, quem quer que seja o candidato do PSDB não tem a menor chance de sucesso! A pesquisa citada comprova o que escrevo em face de números paupérrimos de Calcinha e Milk Today!  

Espetáculos deprimentes e tragicômicos como este, subvencionados pelo dinheiro do povo, constroem o número assustador 51,3%%! 

VISITA AOS NÚMEROS DO PASSADO RECENTE

A simples comparação com os números oficiais da eleição de 2018 mostra que a pesquisa continua refletindo o desprezo que o cidadão comum tem pelo assunto política. Em 2018, cerca de 116 milhões de brasileiros votaram. Em Bolsonaro 55,13% ou seja, 58 milhões de votos, e 44.87% em Haddad pouco mais de 47 milhões de votos, isto entre os válidos. Ocorre que 29% por cento dos votos entre nulos 7,43% e abstenções 21.30%%, equivalendo a cerca de quarenta milhões de brasileiros, quase o número total  de habitantes da  Argentina expuseram seu sentimento negativo. 

Então volto à frase que negritei acima. Os políticos sabem que  em função do sistema vigente eles obterão seus cargos novamente goste ou não o povo, porque exatamente em função da estrutura partidária eles comandarão o processo e tudo ficara como dantes. Mas e o povo? 

Um povo que aceita tudo que aceita e não se rebela se cala e consente legitimando, pois, merece o que têm! Tenho certeza que um povo que aceita a intervenção do STF contrariando a vontade de 104 milhões de pessoas e nada, nada, mas absolutamente nada faz, merece os políticos que tem. 

PESQUISA OUTROS DADOS RELEVANTES 

A página 23 do caderno da pesquisa do Murilo Hidalgo me chama a atenção o fator mais importante para a escolha de candidato a Presidente da República. 

Valho-me do dicionário pra sinônimos de honestidade: correto, decente, digno, probo, sério! E mais, competência: que tem como sinônimos apto, capacitado! 

O povo que respondeu a pesquisa indicou honestidade e competência como os fatores mais importantes para determinar sua escolha. Respectivamente com 38,1% e 18,4% como índices. Como se pode notar qualidade que deveria ser inerente a qualquer cidadão pesa de maneira intensa na escolha. Creio ser triste, muito, aliás, que ser honesto seja a qualidade fundamental como indicado pelos pesquisados. A frase latina “antiqua homo virtute et fide” que significa homem de um só rosto de uma só fé, deveria descrever alguém que se candidate a dirigir o destino de mais de 200 milhões de seus iguais. Todavia a percepção da população é diversa, como se nota. Já a questão da competência que está em patamar quase vinte pontos abaixo, mas ainda é o segundo em importância para o eleitor. Neste índice há que externar considerações posto que seja lícito exigir não só do candidato a Presidente prova mínima de competência. Vejamos: para se candidatar a gari nos municípios em geral, o valoroso candidato  tem que ter minimamente escolaridade de primeiro grau, capacidade física  com prova de avaliação e conhecimentos em Português, Matemática com noções de Geometria, além de conhecimentos gerais também com prova de avaliação! Assim se provas de avaliação fossem exigências em candidaturas os quadros seriam esvaziados e certamente depurados! Voltando ao cerne, a terceira qualidade importante é “ser próximo ao povo”. Bem nesta sobram dentre os nomes colocados Lulla e Bolsonaro, ou alguém acha que Calcinha desfila na Vila Pinto? Ou o advogado do Álvaro vai ao Morro do Querosene?   Fatores como ser novo na política e partido político tem índices desprezíveis, 1,6% e 0,8 respectivamente! 

Antes de finalizar lembro que na quarta-feira, dia 24, o PSD se reuniu em Brasília, mais de três mil, segundo eles, todos com despesa paga pelo povo, indignidade exposta e pré lançaram candidato a Presidente aquele advogado mineiro que preside o senado (minúsculo assim). Tem 0,4 segundo Hidalgo Paraná! Nos itens honestidade, competência e proximidade com o povo quanto terá?  

Observações feitas, adicionando que em minha opinião nenhum dos nomes apresentados representa uma via diferente concluo que se não surgir o nome de um brasileiro diferenciado o quadro é claro e mais polarizado que nunca entre Bolsonaro (que é sabidamente meu candidato, pois não acredito em quem dá opinião e diz que é neutro) e Lulla! 

MACRON O BOBÃO! 

 O Presidente da França, amigão da esquerda do Lulla e ditadores afins, metido a dar pitaco na Amazônia não tem capacidade para enfrentar o rebosteio armado pelos 400 mil habitantes da Ilha de Guadalupe, que é paraíso  caribenho. A bronca decorre do assunto vacinação! Então é assim; o sujeito não resolve sequer os problemas na casa dele e quer decidir assuntos brasileiros. Vá lava uma pia de louça Macron! 

REGIONAIS. 

  1. PL ESTA NA PISTA. FERNANDO GIACOBO 

Pois, com a  filiação de Bolsonaro dia 30 o PL do Paraná está na pista, e certamente terá nomes fortes a oferecer ao eleitor paranaense. Imagino que o Governador esteja atento, mais do que nunca, ao fato de que Bolsonaro tem gigantesca aceitação no Estado. Isto implica em considerar com profundidade os prováveis encontros com o Deputado Fernando Giacobo, Presidente da sigla no Paraná. Para quem não conhece melhor o Deputado, lembro que ele está na Câmara Federal desde a eleição de 2002, e já foi Secretário Geral da casa, cargo que dá ao detentor um enorme poder no Legislativo Federal. Experimentado, apesar de jovem, conduzirá com cautela e firmeza a posição do Partido. O Governador conhece e bem Fernando, pois foram parlamentares juntos e são amigos pessoais. Como afirmei o PL está na Pista! 

2-O Governador estava relativamente tranquilo, pois tem a sua disposição o Progressistas, já devidamente acertado, bem como o MDB, igualmente sob manto. Siglas que oferecem tempo e estrutura, mas vislumbram posições de relevo, a saber, Senado e Vice Governadoria. O MDB tem nomes respeitáveis, Renato Adur, homem de trajetória inatacável e muito bem sucedido em tudo o que faz, e Orlando Pessuti, de igual trajetória vitoriosa que foi Vice Governador e pavimentou a bem sucedida administração atual do BRDE de tanta importância para o progresso do Paraná. O Progressistas tem Cida Borghetti que é querida e respeitada por todos que a conhecem e Silvio Barros outro que faz bem tudo o que faz! De outro lado o Podemos de Álvaro arrulha através dos mais novos, Silvestre na posição de spala, toca o violino da candidatura à majoritária. Nas cercanias da Assembleia fala-se em muitos nomes com destaque para Alexandre Curi para compor na Vice Governança, o que é legítimo considerando o trabalho reconhecido e sua liderança junto a inúmeros Prefeitos e Romanelli que tem olho no Senado, e para tanto trabalha incansavelmente! O quadro é favorável ao Governador, pelo menos nesta etapa, mas a costela fogo de chão ali nos fundos da casa do Pé, já esta na brasa! 

BRASA 

O Vice Governador tem o apoio do G7, pois faz parte do time. Tem trajetória irrepreensível na função e quando assumiu o Governo fê-lo com discrição e tranquilidade! Jamais foi objeto de qualquer comentário que deixasse em duvida sua lisura e fidelidade. Imagino que tudo que o Governador quer é mantê-lo na função.  

PEDÁGIO 

Quem me acompanha sabe que combato as irregularidades do Pedágio desde sempre. Reitero, combato o enriquecimento ilícito de empresários e políticos, não o pedágio, prática consagrada no mundo! O sistema serviu para pavimentar eleição de Jaime Lerner, com o congelamento da tarifa. 

O atual Governador pisa em ovos. De codorna, aliás! Se tudo correr bem sem tarifa ele surfa na onda. Se der zebra como deu na balsa de Guaratuba ele se esborracha!  

Todavia como cidadão eu aguardo posição oficial do Estado em relação a obras não construídas e entregues que JÁ FORAM PAGAS

Tome atenção porque neste caso, nem tudo são flores. 

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI 

Obrigado Senhor. Ao tempo. Amém

Compartilhe