Assim o maior narrador de futebol de todos os tempos Fiori Gigliotti, abria suas transmissões esportivas na Rádio Bandeirantes, transmissões marcadas pelos inúmeros bordões na voz marcante e emocionante do locutor.
Confesso meu sentimento bucólico e saudosista nesta etapa de maus brasileiros, de absoluta demonstração de descompromisso com o presente e com o futuro. No hodierno as locuções são marcadas pelo compromisso político e pelo envolvimento partidário, o que desqualifica transmissões e as inquina de parcialidade permanente e a distância do amor pelo esporte.
Valho-me da lembrança de um imortal em sua atividade para destacar a qualidade de quem faz bem seu trabalho. Palmeirense, desde que meu pai assim quis que fosse, pois era assim antigamente, me lembro de quando assisti a Academia jogar no Alto de Todas as Glórias, pela primeira vez. Vi jogar Vavá, Ademir Dudu e Valdir de Morais e o inolvidável Djalma Santos.
Então, conheci os melhores coletivamente de sua época, que só encontravam rival no maior de todos os tempos Pelé!
Ocorreu naquele sábado ouvir de meu pai, ferroviário da RFFPSC, a frase “Desfrute filho”! Claro, referia-se ao espetáculo mágico de esporte e também ao “dolé”, pois assim era chamado o sorvete de palito e ao adorado praliné!
Pois bem, décadas passadas e ouço este genial português Abel, campeoníssimo pelo Palmeiras ter como sua palavra chave, seu gatilho disparador a palavra “desfrutem”. Testemunham seus atletas que seu comandante os motiva a desfrutar.
Busco no “Houaiss” suporte: apreciar, deleitar-se, encontrar prazer e alegria! O ex-atleta de seleção nacional e atual bicampeão da América, ensina seus jogadores a apreciar as viagens, as concentrações a comida que recebem os locais onde se hospedam as partidas que jogam. Enfim os ensina a valorizar a VIDA!
Invade-me uma vontade imensa de praliné do campo de futebol, e do tempo que eu não conhecia o que agora conheço!
AS CORTINAS
Na terça feira (29) outras cortinas foram abertas. As cortinas da sucessão nos estados e no País. O espetáculo é outro. E o espetáculo da Democracia. Claro, sempre combatida por seus reconhecidos defeitos, nunca suplantada pelas suas indiscutíveis qualidades. No momento em que o Presidente assina contrato com sua nova equipe, estão definidos os players principais que correm na raia 3 e 4, que são destinadas aos melhores tempos nas classificatórias. Refiro-me por óbvio a Bolsonaro e Lulla!
CORTINAS
Os demais por ora compõem o grupo de corredores. A recente decisão do partido de esquerda que é liderado intelectualmente pelo vetusto escriba arrependido Fernando Henrique Cardoso terminou seu período de consultas em frangalhos, e com imagens históricas, com o leitor liberado para guardar as imagens como melhor entende-las. Bem assim o enano pelatto Dória vencedor, mais calcinha apertada que jamais o foi tendo como guarda costas Joyce Cambalhota agradeceu a Milk Today a parceria, parceria eu escrevi! Milk em tom lacrimoso por sua vez agradeceu a fidelidade do namorado que compreende suas ausências motivadas pela causa do PSDB, e elegantemente afirmou seu amor pelo trabalho no Rio Grande do Sul! O outro candidato afirmou que fez que foi, mas não foi e de saída disse que quando jovem era bom de porrada. Pobre Virgílio.
De outro viés uma parcela enorme dos tucanos não esconde a realidade histórica do vermelho da plumagem de Henrique e acerta o voo com Lulla com Alckmin de copiloto!
Na outra banda de dissidentes, pois se o PSDB é dissidência do MDB, o Podemos é turma de magoados com Henrique, Serra, Aníbal e demais. Então na galera do Podemos canta-se em prosa e verso o ex- juiz que de forma desenvolta busca formar time. De novidade (?), escalou para Economia o Pastore! Bastante óbvio que a indicação tem dedo de Álvaro Dias ou de outro conseglieri, pois o economista que presidiu o BC com inflação estratosférica, fê-lo no Governo Figueiredo, além de ter sido lugar tenente de Antônio Delfim Neto. Nesta época o advogado jogava bolinha de burico na saída do Gastão Vidigal.
Os demais também de esquerda têm em comum o discurso contra Bolsonaro. Não passam de coelhos ou corredores corta-vento para o ponteiro deles o velho e encanecido Lulla!
FATORES MODIFICADORES
Existem indícios de que alguns fatores poderão modificar este quadro supra descrito e o principal deles é o recrudescimento do COVID com cepas desconhecidas o que afeta o quadro político, em especial, mercê atuação de indivíduos inescrupulosos que militam nos poderes constitucionais. Pessoalmente, entendo a CPI da pandemia, aquele circo de Renan e seus amestrados, como um exemplo maior deste comportamento. Gastaram cerca de 80 milhões e como visto nada de serio produziram. Com a chegada do Ômicron as aves de mau agouro recomeçam a revoada. Por suposto o descompasso que já é uma realidade entre oferta e demanda vai aumentar.
A imprensa engajada já dava sinais de entusiasmo posto que torçam pelo vírus e suas consequências. Nesta etapa encontram conflito de interesses porque são ativistas das escolas carnavalescas da famosa Liga do Rio de Janeiro. Os locutores esportivos da platinada moeram a Copa América, mas agora pilotam programas de carnaval. Desprezíveis.
Interesse de grupos econômicos sempre se sobrepõe ao interesse público, fenômeno que não é só nacional como sabemos. Para o povo as cortinas do espetáculo deveriam se abrir para um tempo de fartura e progresso na terra em que se plantando de um tudo dá, como bem escreveu o amanuense Pero Vaz. O que vale lembrar que ele, Pero como bom funcionário nunca plantou, assim como seus similares atuais que vicejam na política.
O PRESIDENTE DEU UM SAPECA IAIÁ! ANDRÉ MENDONÇA!
Todo mundo sabe que a sabatina do Senado é tão ridícula quanto à eleição da Academia que escolheu imortal Gilberto, o Gil. Todavia, em face das atitudes do sicofanta Malcolumbre a aprovação do pastor André revestiu-se de dúvidas. Ocorre que o Senado foi o Senado que conhecemos e André é o novo Ministro do STF. Prometeu agir como Ministro e fugir do ativismo político, e julgar de acordo com a interpretação da lei.
AS DA SEMANA
Sete fatos importantes nessa semana que me fizeram pensar que a nossa luta não é em vão:
1- Alexandre de Moraes não conseguiu a extradição de Allan dos Santos.
2- O mesmo Alexandre de Moraes teve que anular o pedido de quebra de sigilo as redes sociais de Bolsonaro.
3- Peixoto e Alcolumbre tiveram que se dobrar e marcar a sabatina de André Mendonça.
4- Foram inauguradas mais quarentena e três escolas cívico militares no país contra tudo e contra todos.
5-Enquanto a Globo agoniza, a Jovem Pan é líder de audiência: jornalismo de primeira linha. Estamos nos livrando do jornalismo calhorda e mentiroso.
6- Anularam 11 questões progressistas do ENEN esse ano. E os professores doutrinadores pediram demissão em massa.
7- Com a entrada de Bolsonaro no PL, a Tammy Miranda deixou o partido.
PS: Mas o homofóbico é o Bolsonaro, ou a heterofóbica é a *Tammy (nome inspirado no filme “Tammy a flor do Pântano”: que fique lá no pântano!)?
Tudo isso sem pedir socorro aos militares. Sem dar um tiro!
CONCLUSÃO: POVO NAS RUAS FUNCIONA E BOLSONARO É O CARA!!
Copiei do meu amigo Ricardo Godoy, empresário e piloto!
REGIONAIS
- PARABENIZO SENADOR ORIOVISTO
Como bem sabemos, todas as grandes obras de infraestrutura ou mobilidade do Município de Curitiba foram alavancadas com empréstimos internacionais. Pois bem, o Ligeirão Leste- Oeste vai sair do papel para melhoria da qualidade de vida de milhares de cidadãos. O Senador Oriovisto foi fundamental para que isto acontecesse. Auguri.
- Sou advogado com muito orgulho desde sempre. Escrevo agora, dia 2 de dezembro que o Deputado Fernando Francischini vai recuperar os seus direitos políticos. Afirmo que acredito em reversão da sua cassação espúria. Por evidente não posso cravar em que efeitos dar-se-á a cassação da decisão que o afetou. Mas dar-se-á! Sei e bem que poderão estranhar esta defesa de direitos do cidadão Fernando. Como escrevi acima, sou advogado e por decorrência defendo a lei e o que é justo. Simples assim!
- E a SANEPAR VELHA DE GUERRA? Água na torneira neca de pitibiribas. Mas para os acionistas quase 63% de lucro no trimestre! Acho que os acionistas vão tomar banho na banheira do Tio Patinhas com a companhia dos diretores da empresa!
- Pesquisa para o Senado em Londrina. Tive acesso à pesquisa realizada em Londrina por instituto histórico da região. Pois aparece em primeiro Álvaro e em segundo Romanelli. Não me surpreende o destaque, posto que o deputado têm trabalhado dia e noite pavimentando caminho. Minha surpresa se deu com o número do filho de Dona Sofia que usa a posição na Casa Civil, mas que aparecesse com índice baixíssimo!
- Álvaro para o Governo: Poderemos ver outra vez o embate histórico entre Álvaro e Requião cacifado por toda a esquerda e Álvaro com suporte na candidatura de Moro. Claro, ambos com seus históricos de obras no Paraná.
ORAÇÃO DE OGIER BUCHI: Senhor, não vai dar colher de chá para os medíocres de novo, né, Senhor?