Profundamente entristecedor e lamentável, a morte do presidente da torcida organizada do Paraná Clube, Fúria Independente, Mauro Machado Urbim. Tudo aconteceu no sábado passado (29), quando da partida Paraná Clube x Cascavel, valendo pela classificação para a próxima etapa do Campeonato Brasileiro da Série “B”. No jogo tudo tranquilo, empate em 0 a x 0 e a decisão nos pênaltis classificou o tricolor.
Tudo parecia estar bem, quando surgiu chegou, no intervalo do jogo, o “zum-zum-zum” de que uma pessoa teria sido agredida por soldado da Polícia Militar, fora do estádio. Na sequência veio o noticiário dado conta de que o presidente e conselheiro paranista teria sido pisoteado na cabeça por um cavalo da Polícia Militar no intervalo da partida. Intervalo em estado grave. Maurinho teve morte encefálica na segunda-feira (01), entrando em óbito.
As brigas entre torcedores nos diferentes estádios de futebol no Brasil se repetem ao longo dos anos, sem nenhuma providência. Está na hora de nossas autoridades agirem com punições severas. Não dá mais para passar panos nas cabeças dos irresponsáveis. A DEMAFE – Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos da Polícia Civil, de cumprido seu papel, em ações rápidas punindo e colocando fora os jogos devido aos torcedores mais exaltados. Porém, as brigas de grupos violentos sempre terminam com feridos, ônibus quebrados, terminais destruídos e ninguém punido. Será que preciso o Mauro Machado Urbim, ser pisoteado e morto para que nossas autoridades tomarem decisões punitivas. Até quando os torcedores entenderão que torcida organizada serve para apoiar o time do coração e não atacar e ferir torcedores de clubes adversários. Inadmissível a repetição de ações truculentas dos chamados “bandos”. É melhor se estabelecer o critério de torcida única, do que assistirmos em todos os jogos crianças, senhoras, jovens correndo desesperadamente fugindo da violência desmedida das organizadas. Está na hora de afastarmos definitivamente os brutos dos estádios, evitando o contato direto com as pessoas que comparecem aos grandes eventos esportivos. Fica a pergunta: ATÉ QUANDO? Descanse em paz MAURO MACHADO URBIM, o Maurinho.
BRASILEIRÃO: SÉRIES “A” “A”, “B” e “D”
Nossos representantes nas diferentes séries do brasileirão voltam a campo neste final de semana. Na Série “A”, o Athlético depois de passar pelo Estudiantes de La Plata, na noite de quinta-feira (04), entra em campo neste domingo (07), no Mineirão, para pegar o Atlético Mineiro. Duas equipes desgastadas fisicamente devem proporcionar um bom jogo. Não arrisco palpite. Ambos atléticos brigam por vagas no G4.
O Coritiba, mais descansado com uma semana de folga, recepcionará o Santos, na noite de segunda-feira (08), às 20 horas. Será uma boa oportunidade para o Coxa buscar a reabilitação definitiva e consolidar a fuga da zona do rebaixamento.
Na Série “B”, o Operário Ferroviário, depois de seis jogos sem vencer, abrindo as portas da zona do rebaixamento na 16ª posição com 21 pontos ganhos, terá uma grande chance de reabilitação. Vai enfrentar o Náutico do Capibaribe, 19º colocado com 18 pontos ganhos. Mesmo jogando péssimo futebol, o Fantasma é o favorito e deve assustar o “timbu”. Uma partida que vale seis pontos.
Já o Londrina, sob a batuta de Adilson Baptista, ocupando a 7ª colocação com 30 pontos ganhos, enfrentará o Novorizontino no interior paulista. O “Tubarão” faz uma boa campanha e tem condições de trazer pontos mesmo jogando na casa do adversário.
Na Série “D”, o Paraná Clube entra no mata-mata jogando em casa, a primeira partida contra o Pouso Alegre, O time mineiro merece todo o cuidado, pois deve jogar defensivamente explorando o contra ataque. Jogando na Vila Capanema, o tricolor de Omar Feitosa precisa fazer o resultado, para jogar mais tranquilo a partida de volta, em terras mineiras.
MUNDIAL FEMININO
A Seleção Brasileira Feminina Sub-20 já está em solo costarriquenho para a disputa da Copa do Mundo Feminina Sub-20 FIFA Costa Rica 2022. As 21 atletas convocadas pelo treinador Jonas Urias se preparam para a estreia da competição, no dia 10, frente à Espanha. Antes do início do torneio, a Canarinho faz amistosos: o primeiro foi na terça-feira (2), contra a equipe feminina principal do Dimas Escazú; já o segundo, será nesta sexta-feira (5), contra a Nova Zelândia. Ambos serão na cidade de Libéria (CRC). Antes de viajar, a Seleção já havia feito dois jogos-treinos na Granja Comary, em Teresópolis/RJ. O Canarinho enfrentou o Flamengo e o Palmeiras, e garantiu duas vitórias no último compromisso antes da disputa do Mundial. No dia 10, no Estádio Nacional de San José, a Canarinho mede forças com a Espanha. Na segunda rodada, o adversário será a Austrália, no Estádio Morera Soto, em Alajuela. No último compromisso da fase de grupos, a Seleção jogará diante da anfitriã Costa Rica, no dia 16, mais uma vez no Estádio Nacional de San José