Dra. Andressa Costa diz que SUS precisa de avanços no pós-covid

andr

A médica Andressa Costa da Cunha, 37 anos, afirmou neste domingo, 7, que a defesa da saúde pública terá mais espaço na campanha eleitoral deste ano, qualificando o debate político, o que servirá de subsídios para as ações nas três esferas de governo: municipal, estadual e federal. Especialista em saúde mental, a Dra, Andressa Costa é candidata à deputada estadual pelo PSB nas eleições de 2 de outubro.

“Com minha experiência como médica do SUS, pretendo defender a saúde pública na Assembleia Legislativa e lutar em conjunto com a população para melhores condições de vida, pois isso representa a saúde do brasileiro”, completou a médica que está finalizando outra especialização: auditoria e regulação do SUS.

Atualmente, faz parte do trabalho da médica a auditoria e regulação do SUS na Secretaria de Saúde de Campo Largo. “A auditoria é uma ferramenta importante pois permite examinar operações, atividades e sistemas de uma entidade, para verificar se são executados ou funcionam em conformidade com determinados objetivos, orçamentos, regras e normas. Desta forma, meu trabalho atual exige um detalhamento específico e este conhecimento é muito útil na função de deputada estadual pois parte de suas atribuições é fiscalizar as contas do poder executivo”, disse.

*Patrimônio do Brasil -* A candidatura é também, segundo a Dra. Andressa, uma manifestação da luta por mais mulheres na política. “A participação da mulher no espaço público deve ser pauta de todos para que se tenha uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável. Devemos lembrar que todos nós, temos uma mulher que nos deu o primeiro lar, o seu útero. Com gratidão e respeito devemos lembrar que somos todos iguais e merecemos as mesmas oportunidades”, afirma.

Além da saúde, a área de atuação e conhecimento, a Dra. Andressa Costa pretende contribuir no debate para consecução da ampliação de políticas nas áreas como educação, segurança e meio ambiente. “Quando falamos de políticas públicas na área da saúde, logo pensamos no Sistema Único de Saúde. Este ano, o SUS completa 34 anos e apesar de recente, é o maior patrimônio da população brasileira”.

“O SUS é o principal aliado da sociedade no enfrentamento à covid-19 e outras emergências em saúde pública. Apesar dos seus inegáveis avanços, a construção do SUS encontra vários entraves, e é nesta parte que irei atuar incessantemente para pautar minhas principais propostas, projetos e programas”, completa.

Compartilhe