Federação Brasil da Esperança – PR pedirá cassação de candidatura do ex-procurador Deltan Dallagnol

dallagnol

A Federação Brasil da Esperança no Paraná (PT, PCdoB e PV) comunica que com a decisão do Tribunal de Contas da União em multar o ex-procurador da Força-Tarefa da Operação Lava-Jato, Deltan Dallagnol, pelo uso de dinheiro público gasto com diárias e passagens, irá pedir junto a Justiça Eleitoral, a cassação da candidatura do ex-procurador.

De acordo com o advogado do Federação, Luiz Eduardo Peccinin, a situação jurídica de Deltan é incontornável. “Com a decisão do TCU, a situação de Deltan, que já era delicada, agora é incontornável. Deltan já estava com sua inelegibilidade clara ao nosso ver por ter pedido exoneração do MPR na pendência de processos que levariam a sua demissão”, disse.

Peccinin ainda complementa que com a punição do TCU, cobrando a devolução das diárias aos cofres públicos, Deltan se torna ficha-suja. ”Agora, a decisão do TCU nos da mais uma inelegibilidade patente, reconhecendo o emprego indevidao de recursos de diárias pela Lava-Jato de Curitiba. Como a Lei da Ficha Limpa é para todos, Deltan é um claro ficha suja. Apresentaremos a impugnação tão logo ele registre sua candidatura”, afirmou.

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) apura desde 2020 o caso. Para o Tribunal houve irregularidades nos pagamentos das diárias e das passagens em razão do dano aos cofres públicos. O ressarcimento deverá ser de R$ 2,8 milhões.

CAIXA DOIS

O FE Brasil da Esperança ainda aguarda manifestação a respeito de pedido de cautela antecipada sobre as denúncias apresentadas pela Federação Brasil da Esperança – Paraná, em que suspeitasse que Dallagnol usou dinheiro do fundo partidário do seu partido, o Podemos, para uso próprio, utilizando-se de um ex-estágiario.

O presidente do PT paranaense, e da Federação, deputado estadual Arilson Chiorato relembrou que as irregularidades denunciadas pela FE Brasil Esperança, foram um alerta sobre a postura ética de Dallagnol. ”O TCU acaba de condenar o ex-procurador por unanimidade pelo caso das diárias milionárias da Lava Jato. Na semana passada, a FE Brasil da Esperança PR alertou sobre possíveis irregularidades nos gastos dele em pré-campanha”.

Compartilhe