Além dos jogos de Brasil e Argentina, a tríplice fronteira tem comunidas de outros países que vão participar do do torneio de seleções de gutebol
A poucos dias para dos jogos da Copa do Mundo – a primeira partida será entre Qatar e Equador a partir das 13h do dia 20 de novembro – hotéis, bares e restaurantes de Foz do Iguaçu aceleram os preparativos para receber torcedores das mais de 70 etnias da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Telões em pontos estratégicos e programações temáticas estão entre os atrativos.
A expectativa do turismo em Foz corrobora a pesquisa do Sebrae/IBGE que mostra o setor de alimentação como o mais otimista com o aquecimento das vendas nos próximos meses. Os donos de pequenos negócios deste segmento esperam um crescimento de 35% do faturamento, impulsionado principalmente pela Copa do Mundo.
Em Foz do Iguaçu, além dos moradores do Brasil, Argentina e Paraguai, a região tem comunidades de países que estarão na Copa: Arábia Saudita, Qatar, Coreia do Sul, Espanha, Irã, Marrocos, Tunísia e Uruguai. A proposta é aproveitar os horários de pré-jogos, jogos e pós-jogos e aquecer o movimento do setor. A maioria dos jogos será a partir das 7h, 10h, 13h e 16h, pelo horário de Brasília.
*Atrações -*
A tríplice fronteira, aponta o SindHotéis, tem mais de 72 etnias e a Copa do Mundo movimenta a região através dos países representados por suas comunidades no Brasil, Paraguai e Argentina. “A hotelaria e gastronomia espera um aumento de fluxo de turistas e de visitantes da região e se preparou também para o período dos jogos da Copa entre 20 de dezembro e 18 de dezembro”, disse Marcelo Martini, presidente do sindicato.
“Serão festas temáticas e programações especiais nos dias dos jogos do Brasil, Argentina, Coréia do Sul, Irã e de outros países. Isso tudo é para tornar a estadia do turista na tríplice fronteira mais agradável. Essas festas vêm de encontro a esse novo momento que estamos vivendo no turismo. Temos ofertado sempre algo novo para conquistar cada mais o nosso público”, completou.
Martini disse ainda que restaurantes e bares podem ter horários de atendimento especial, conforme os horários dos jogos às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h. Podem ter atendimento no pré-jogo, no jogo, no pós-jogo. “Esperamos que os torcedores destas etnias celebrem os jogos nos hotéis, bares e restaurantes”, concluiu.
*Integração*
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) disse que todas as atividades econômicas ligadas ao turismo devem trazer mais visitantes próximos da região no período dos jogos. “Além deste fator econômico, Foz tem uma localização geográfica especial onde se encontram moradores de tantas regiões do mundo. O visitante poderá assistir aos jogos, descansar, visitar os atrativos e aproveitar a gastronomia da tríplice fronteira”.
“Os jogos das seleções serão também em momentos de integração entre os povos, uma realidade que conhecemos e vivemos há muitas décadas. Vamos torcer juntos pelo Brasil campeão, mas também para as outras seleções avancem aos jogos das oitavas, quartas de final e sem-finais”, completou Chico Brasileiro.