A CASA DAS DEZ MULHERES! UMA BANCADA DE EMPODERADAS PARA 2023 NA ALEP/PR.

casa das 10

Segundo o sociólogo Domenico De Masi as mulheres vão dominar o mundo até 2030. Isto quer dizer que em pouco menos de 10 anos, as mulheres terão dominado o mundo segundo suas previsões.

   Na Assembléia Legislativa parece que os primeiros sinais começaram a ser dados e na próxima legislatura elas já terão grande influência no legislativo, pois dos 54 deputados estaduais eleitos no Paraná no domingo das eleições, 02 de outubro, dez serão mulheres. Para se ter uma idéia está será a maior bancada feminina dos 169 anos de história da Assembleia Legislativa (Alep), que com esta representatividade alcançarão 18,5% das decisões de projetos a serem votados. A nova bancada terá o mesmo formato das outras lideranças com poder de voto e a garantia da participação das mulheres na Mesa Diretora da casa.

EMPODERADAS DAS URNAS EM 2022

A mulher mais votada foi Márcia Huçulak, ex-secretária da saúde de Curitiba, que ficou conhecida como a Xerifona da Saúde e alertava o povo para ficar em casa durante a pandemia da Covid-19. Há de se destacar a entrada da suplente de vereadora Ana Julia (PT) com 22 anos, que mal assumiu uma cadeira na Câmara no lugar de Renato Freitas já vai passar a integrar a Assembleia em 2023, sendo que o PT, PSDB e o PSD terão cada um deles 2 representantes na bancada. As dez mais super ponderadas representam o voto de 468 mil eleitores do estado.

CONFIRA TODAS AS ELEITAS E AS VOTAÇÕES:

  • Secretária Márcia (PSD) – 75.659 votos
  • Mabel Canto (PSDB) – 70.215 votos
  • Maria Victoria (PP) – 52.819 votos
  • Ana Julia (PT) – 51.845 votos
  • Luciana Rafagnin (PT) – 46.823 votos
  • Cantora Mara Lima (Republicanos) – 46.011 votos
  • Cristina Silvestri (PSDB) – 45.202 votos
  • Flavia Francischini (União) – 41.757 votos
  • Marli Paulino (Solidariedade) – 41.263 votos
  • Cloara Pinheiro (PSD) – 35.151 votos (suplente de Moacir Fadel)

A última bancada era composta apenas de 5 deputadas e que foram reeleitas como a Mabel, Maria Victoria, Luciana, Mara Lima e Cristina Silvestri.

                          QUEM SÃO AS MULHERES EMPODERADAS?

                      O bicentenário de Anita Garibaldi foi celebrado em 2021.

 “Empoderadas” é o termo usado para se referir às mulheres que estão se desvencilhando dos sistemas de opressão da sociedade e que incentivam outras mulheres a passarem por esse processo também, afinal não adianta ser uma mulher empoderada sozinha. Anita Garibaldi acabou se tornando um símbolo do empoderamento feminino. Sua trajetória de mulher ficou marcada pela brava luta no Brasil e ajudou a mudar história na Itália pode ser conhecida em filmes e livros.

     

Compartilhe