Contrariando muitos governadores que iniciaram o mandato neste ano de 2023 com um pé no freio, o governador Ratinho Jr. promoveu na terça-feira (07), um evento que derrubou muita gente do cavalo que dizia que o segundo mandato nunca seria igual ao primeiro. Prometendo investir até 2024 mais de R$ 3,4 bilhões em obras, ele pretende com esse novo transformar o Paraná no hub logístico da América do Sul.
A perspectiva de muitos oposicionistas, principalmente do Blocão de Oposição na Assembleia, era de que Ratinho Jr., iria bater panela e com o pires na mão no Palácio do Planalto neste início de mandato, pedir verba à Lula para tocar o Paraná nesse próximo mandato, mas pelo contrário ele recebeu o sinal verde da Secretaria da Fazenda com a entrada do dinheiro das receitas e as economias do estado anunciando diversas obras espalhadas por todo o estado sem distinção de prefeitos ou partidos.
Sabendo da Lei de Responsabilidade de gastar de acordo com as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, o governador com o caixa paranaense recheado das economias e de boas receitas, resolveu corretamente que o melhor caminho é o investimento na infra-estrutura.
IMPACTO Pr. relembra o tempo em que guardar dinheiro embaixo do colchão era um hábito antigo e os estudiosos afirmavam que essa prática iniciou com o surgimento do dinheiro, pois era uma forma segura de manter o dinheiro guardado. Atualmente todos os especialistas sabem que essa prática é um risco prejudicial, primeiramente porque o dinheiro desvaloriza de acordo com a inflação, pois ele não rende e segundo, que o colchão não é um lugar tão seguro assim.
COMO SERÁ O PACOTE DE OBRAS
O pacote bilionário de investimentos em infraestrutura será em diversas regiões do Paraná e serão licitadas neste ano e devem iniciar até 2024. São novas duplicações, pavimentações e melhorias de rodovias e vias urbanas, além da construção de pontes e viadutos, modernização de estradas rurais e novas estruturas portuárias para potencializar o setor.
De acordo com estudos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), as obras devem gerar cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos ao longo dos próximos dois anos na construção civil, indústria e comércio, além de representar impacto de 0,4 ponto percentual no crescimento do PIB em 2023 – variável que pode ser maior no futuro com a instalação de novos negócios nas regiões beneficiadas
São 16 grandes obras rodoviárias do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), além de um pacote de revitalização de 195 pontes e obras de arte rodoviárias (trincheiras e viadutos), implementação do Moegão no Porto de Paranaguá e pavimentação de mais cerca de 75 quilômetros de estradas rurais, beneficiando de 20 a 30 municípios.
Segundo o governador, esse novo pacote é parte do projeto implementado há quatro anos de transformar o Paraná no hub logístico da América do Sul.
CONFIRA OS DETALHES DAS OBRAS ANUNCIADAS:
DUPLICAÇÃO MATINHOS – PRAIA DE LESTE
Os 14,5 quilômetros de extensão entre o Canal de Matinhos e a intersecção entre a PR-412 e a PR-407, em Pontal do Paraná, serão integralmente duplicados. Orçada em R$ 309 milhões, a obra vai resolver um dos princípios gargalos do trânsito no Litoral do Paraná, especialmente no período de alta temporada do verão, e se soma à Revitalização da Orla de Matinhos, 67% já concluída, e à construção da Ponte de Guaratuba, em andamento (fase de licenciamento).
DUPLICAÇÃO GARUVA – GUARATUBA
Outra importante obra no Litoral será a duplicação dos 12,8 quilômetros do trecho paranaense da rodovia entre Guaratuba e a cidade catarinense de Garuva. O investimento será de mais de R$ 100 milhões.
BINÁRIO EM PONTAL DO PARANÁ
Outro investimento para o Litoral será o Binário de Pontal do Paraná, um investimento de R$ 12 milhões.
NOVO CONTORNO SUL DE CURITIBA
Considerada uma das principais obras da Região Metropolitana de Curitiba, o novo Contorno Sul será uma continuação da atual PR-423, na ligação entre a Rodovia do Xisto, em Araucária, com Curitiba e Fazenda Rio Grande, na BR-116, estimada em cerca de R$ 550 milhões, já inclui os custos de desapropriação de áreas às margens da rodovia. A contratação deve ocorrer no começo de 2024.
NOVA LIGAÇÃO ENTRE CURITIBA E PINHAIS
O antigo autódromo de Pinhais vai se tornar um complexo comercial e habitacional de grande porte e a ligação dele com a Capital dependerá de ampliação viária e o Governo do Estado vai contratar a execução da obra, prevista em aproximadamente R$ 185 milhões.
RODOVIA DA UVA (COLOMBO)
A PR-417, entre Curitiba e Colombo, conhecida como Rodovia da Uva, já foi parcialmente duplicada entre o Contorno Norte de Curitiba (PR-418) e a Rua Orlando Ceccon., com investimento da aproximadamente R$ 363 milhões.
TRINCHEIRAS NA LINHA VERDE
Outras novas obras importantes para Curitiba e RMC serão duas trincheiras na Linha Verde, interligando as ruas Omar Raymundo Pichet com Mal. Althair Roszanniy e Rua Barão do Santo Ângelo com Rua Ipiranga, além de adequação dos acessos, no bairro Xaxim. O investimento, estimado em R$ 121 milhões.
PAVIMENTAÇÃO ATÉ DOUTOR ULYSSES
A primeira etapa da obra prevê a pavimentação de 12 quilômetros da PR-092 com um investimento de R$ 50 milhões.
PAVIMENTAÇÃO ENTRE MANDIRITUBA E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Outro projeto que atende uma demanda histórica da população da Região Metropolitana de Curitiba, cujo projeto foi contratado em 2021, cujo contrato deve ser firmado no segundo semestre, está estimado em R$ 100 milhões.
CONTINUAÇÃO DA REVITALIZAÇÃO DA PRC-280
O segundo lote da restauração da PRC-280 vai receber um investimento adicional de R$ 187 milhões. Trata-se do principal corredor logístico entre a região Sudoeste e o Litoral do Paraná.
DUPLICAÇÃO GUARAPUAVA – PITANGA
Prevista para ser iniciada no primeiro semestre, a duplicação da PRC-466 vai melhorar o trânsito entre as cidades de Guarapuava e Pitanga, na região central do Paraná. O projeto vai receber cerca de R$ 409 milhões.
VIADUTO CATUAÍ – MARINGÁ
A construção de um novo viaduto no entroncamento entre a PR-317 e a BR-376, ao lado do Catuaí Shopping Center, em Maringá, o investimento será de cerca de R$ 81 milhões.
VIADUTOS EM SARANDI
Serão construídos dois novos viadutos em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá, no Noroeste.
VIADUTOS EM MANDAGUARI
O Governo do Estado destinará R$ 23,2 milhões para construção de dois viadutos e uma trincheira na PR-444, na região de Mandaguari, por meio de convênio formado com o município.
DUPLICAÇÃO DA PR-317, EM TOLEDO
A duplicação de um trecho de 3,29 quilômetros da PR-317 no perímetro urbano de Toledo. O projeto está orçado em R$ 84 milhões, com perspectiva de contratação no primeiro semestre de 2023.
PONTE ENTRE JAPURÁ A SÃO CARLOS DO IVAÍ
A construção de uma nova ponte sobre o Rio Ivaí está orçado em R$ 80 milhões.
NOVAS ESTRADAS RURAIS
Nos últimos quatro anos, aproximadamente mil quilômetros foram pavimentados com pedras poliédricas ou com blocos sextavados em todo o Estado. O investimento ultrapassou R$ 304 milhões.
PONTES E VIADUTOS
Com 20 licitações já lançadas, totalizando R$ 120 milhões em investimento, o Governo do Estado vai revitalizar 195 pontes, viadutos, passarelas, galerias e pontilhões de rodovias estaduais.
MOEGÃO PORTUÁRIO
Com um investimento de R$ 592 milhões, a nova moega ferroviária vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá.
NOVOS PROJETOS
Os R$ 100 milhões reservados para novos projetos atendem todas as regiões do Paraná. Eles serão usados para os estudos de três duplicações.