NEY LEPREVOST PROPÕE CAMPANHA ESTADUAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO USO ABUSIVO DE OPIOIDES

NEY

Estudos recentes comprovam que o uso de opioides, medicamento utilizado para o combate da dor, está em alta no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em seis anos, a venda prescrita de analgésicos à base de ópio cresceu 465%. Em 2020 foram comercializadas mais de 20 milhões de embalagens dos analgésicos. Em 2021, apenas no primeiro semestre, foram cerca de 14 milhões.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fiocruz, 4,4 milhões de brasileiros fizeram uso ilegal (sem prescrição médica) de algum opiáceo, isso representa 2,9% da população. O número é três vezes superior ao uso de crack, experimentado por 0,9% da população ao longo da vida.

Preocupado com o uso abusivo de opioides e o aumento de pacientes dependentes desses narcóticos, o deputado Ney Leprevost protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei criando no Paraná a Campanha Estadual de Prevenção ao Uso Abusivo de Opioides.

Der acordo com o projeto, o Poder Público ficará encarregado de promover campanhas educativas, atos públicos, reuniões, debates, seminários, workshops, fóruns, cartilhas e palestras de conscientização e prevenção ao uso abusivo de opioides.

A execução das ações da Campanha Estadual de Prevenção ao Uso Abusivo de Opioides poderá ser realizada mediante a celebração de convênios e parcerias público-privadas com organizações sociais, sob a supervisão da Secretaria de Estado da Saúde.

NEY LEPREVOST

“Precisamos conscientizar a sociedade sobre a importância de combater o uso abusivo de opioides. Estes medicamentos se usados de forma abusiva provocam um quadro de intoxicação, caracterizada por sedação, alterações do humor e miose, o que requer atendimento médico de emergência”, afirma Leprevost.

Compartilhe