Nesta semana o alvoroço político na terra das Três fronteiras, quando surgiu a notícia de que o general de reserva Joaquim Silva e Luna (sem partido),ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e ex-presidente da Petrobras, estaria de malas prontas para assinar uma ficha de filiação no Republicanos. A filiação seria abonada pelo trio de presidentes do partido, Marcos Pereira (nacional) e Valdemar Bernardo Jorge (paranaense), e ainda pelo governador paulista, Tarcísio de Freitas. A possibilidade desta filiação seria um convite para que Silva e Lunadispute a prefeitura de Foz do Iguaçu nas eleições municipais do ano que vem. Há também a possibilidade de que Carina Ferreira de Paula, outra brilhante militar que deseja seguir a carreira política em Foz ao lado do amigo Silva Luna. Ela tenente e ele ex-general, devem compor a chapa do Republicano na disputa a prefeito e vereadora se tudo correr como querem os caciques do partido. A dupla pode desembarcar em Foz a qualquer momento, mas se vão ganhar a tropa é outros quinhentos! Uma situação engraçada e até parece piada pronta um prefeito militar comandando a cidade que mais circula os muambeiros do país…

PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO PARA TODOS OS GOSTOS
O jornal Tribuna Popular publicou nesta semana que o setor político de Foz do Iguaçu começa a se movimentar visando às eleições de 2024. Pelas movimentações a cidade tem 24 pré-candidatos a prefeito, que poderá dar indícios de um possível segundo turno nas eleições 2024, em função de diversos candidatos dispostos a encarar as urnas.
PAULO MAC DONALD GHISI (PODEMOS); BIBIANA ORSI (PODEMOS); NEY PATRÍCIO (PSD); TÉRCIO ALVES DE ALBUQUERQUE (PODEMOS); JOÃO MORALES (UNIÃO BRASIL); SÂMIS DA SILVA (MDB); NILTON BOBATO (SEM PARTIDO); BOSCO FOZ (AINDA NO PRTB); IRINEU RIBEIRO (PV); DR RANIERI (PTB); ADNAN AL SAYED (PSD); MARCIO ROSA (PSD); VERMELHO (PL); ARIF OSMAN (PSB); ZÉ ELIAS (SEM PARTIDO); PAULO ANGELI (PSC); CAMILO RORATO RABY KHALIL (PDT); AIRTON JOSÉ (PL); GENERAL SILVA E LUNA (SEM PARTIDO); KALITO STOECKL (PSD); DILTO VITORASSI e LUIZ ENRIQUE (PT).
A lista ainda pode aumentar, pois têm outros políticos que podem ser mordidos pela mosca azul como Paulinho da Saúde (PP), Dilto Vitorassi (PT), Marcos Antônio Jahnke (Podemos), Alairton Camargo (PSD) e Nelton Friedrich (PDT), Luciano Alves (PSD), Cassio Lobato e também o ex-deputado Soldado Fruet que pode indicar a esposa novamente e completarem a lista dos postulantes ao cargo.