O primeiro passo da retaliação a lavajato já foi dado nesta semana quando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador que coordenou a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. O senador Sergio Moro (União-PR), que atuou como juiz na operação, vive uma situação diferente para uns e complicada para outros. Por que Moro não foi cassado primeiro? Acontece que a eleição de Moro ainda está sendo analisada pelo partido Liberal de Jair Bolsonaro na Justiça Eleitoral do Paraná. Neste caso Moro tem uma acusação diferente de Dallagnol e por isso o julgamento ainda não ocorreu, mas deve acontecer em breve.
O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem interesse direto na sucessão da vaga de senador, devido à votação obtida por Paulo Martins que ficou em segundo lugar. O PL acusa que Moro fez uso do caixa 2 e abuso de poder econômico na campanha para o Senado. Segundo o site UOL, o processo aguarda a instrução — fase em que são produzidas provas e colhidos os depoimentos de testemunha e somente depois disso é que o processo é liberado para julgamento. Claro que de agora tudo será acelerado com as dicas dos adversários. Está claro que a avaliação dos integrantes da equipe de Moro é de que o processo contra Dallagnol é errônea, pois toda esta movimentação de Dallagnol vai refletir no processo contra Moro. Moro também enfrentou aquele caso da filiação partidária válida no Paraná dentro do prazo legal das últimas eleições, quando tentou ser candidato por São Paulo, mas o que é real que até março de 2022 ele era do Podemos no Paraná e, depois foi se abrigar no União Brasil de São Paulo. Segundo decisão do TSE, de dezembro do ano passado, porém, tudo foi feito no prazo legal. Em junho, a Justiça Eleitoral cancelou a transferência de seu domicílio eleitoral, por considerar que ele não tinha vínculo para concorrer na capital paulista. Moro, então, decidiu concorrer pelo Paraná.
As movimentações estão ocorrendo em Brasília na maneira mais objetiva e suscinta como pediu o presidente Lula em recente entrevista “EU QUERO FODER O MORO”!
Nos bastidores já existem até apostas de quanto tempo Moro ainda ficará no cargo e pelo andar da carruagem o defunto já está a caminho do IML…
