A SUCESSÃO DO PARANHOS: QUADRO HOJE
Sem muitas novidades para consumo dos eleitores, as movimentações políticas em Cascavel vão acontecendo de forma mais acelerada nos bastidores.
No chamado Grupão, aquele que uniu-se e elegeu o Paranhos, temos vários pretendentes. Algumas informações, algumas opiniões, alguns boatos:
1-DOIS PRETENDENTES são filiados ao Republicanos, e apenas um deles poderá, obviamente, ser o dono da vaga pelo partido. Renato Silva e Márcio Pacheco. Renato já conseguiu o apoio do Paranhos, é seu candidato até este momento. Márcio Pacheco, um dos nossos melhores deputados, com votação cativa, consolidada, não tem nenhuma intenção de abrir mão da legenda. Dois fatores importantes: Renato Silva pode mudar de partido para conseguir uma vaga, Márcio não pode mudar, sob pena de perder o cargo de deputado. Os dois contam com forte apoio da comunidade católica mais carola, são da turma. Os dois são fortes dentro do partido, disputa braba. Tipo Highlander: só um pode viver, eleitoralmente.
2-O MAIS JOVEM PRETENDENTE, Gugu Bueno, é deputado estadual, ligadíssimo ao Governador Ratinho. Este não tem pedido sigilo nas suas conversas políticas: Gugu é seu candidato do coração. Simpático, trabalhador, articulado, Gugu tem cacife, inclusive financeiro, para uma boa campanha. Só abre mão se o governador pedir. Gugu e Paranhos não se gostam muito.
3-O MEU AMIGO PAULO PORCH me deu uma bronca, dias atrás, quando não citei o Rômulo Quintino entre os viáveis na disputa pela prefeitura. Expliquei que tinha informação que ele estava trabalhando no governo, em Curitiba, e tinha se licenciado do cargo de vereador em Cascavel, e que eu não sabia que era candidato. Fica registrado.
4-DESSES CITADOS, todos do Grupão, deverá sair um vencedor.
5-DA ESQUERDA, deverá ser candidato o Nestor Dalmina ou o Ernani Pudell. O PT, que anda faceiro com o Bolsonaro inelegível, não quer abrir mão de disputar aqui na terra do agronegócio, território hostil, mas também o berço do MST, para vergonha de muitos e orgulho de alguns.
6-NELSINHO PADOVANI E EVANDRO ROMAN podem decidir, sem pressa, lançar uma candidatura estratégica, para marcar presença.
7-TODOS OS CITADOS, pelas amostragens recentes, deverão disputar uma vaga, e o vitorioso vai para o segundo turno com o atual líder nas pesquisas, com ampla margem, o Edgar Bueno.
A INDÚSTRIA DA MULTA EM NÚMEROS
Criticar é muito fácil, mais difícil é fazer a crítica e fundamentá-la, de forma a não existir margem para contestações, ou acusações de injustiça no que se mostra.
Eu não considero correto que Cascavel tenha uma indústria de multar motoristas. Não vejo nenhuma necessidade nessa fúria arrecadadora, mais de 60.000 multas em menos de cinco meses é um verdadeiro absurdo. Se o leitor considerar que os brasileiros pagam uma das maiores cargas tributárias do mundo, comprovadamente sem a devida contrapartida dos governos, essa indústria de multar passa de absurda para bandida, extorsiva.
A conversinha mole de que só paga multa quem anda acima da velocidade é uma verdade parcial, manipulada. Exemplo: o motorista vem no sentido São Cristóvão/Centro, pela Brasil, e na esquina da Rua Riachuelo com a Brasil encontra um semáforo. Quando este está verde, o motorista arranca, e DEZ METROS DEPOIS têm um radar! É um dinheiro mal gasto, num local onde não se verificou nenhum acidente grave nos últimos 20 anos.
Na Avenida Brasil, quem vem no sentido Tancredo/Matriz, passa pelo semáforo da Mal. Rondon e, DEZ METROS DEPOIS têm um radar multador. Puramente arrecadador, uma engenhoca colocada para extorsão, num local onde o último acidente sério foi há 25 anos.
Eu pedi a um amigo que abrisse os números do Portal da Transparência. Ele passou, rapidamente, que a conta normal da Transitar mostrava arrecadação de 27 milhões no ano passado, com despesa de 22 milhões. Lucro de 5 milhões, arredondando. Na outra conta, sem vínculo com acima citada, a conta da extorsão, das multas, arrecadação de 13 Milhões e despesa de 7 milhões. Lucro de 6 milhões, arredondando. Pela informação do meu amigo, apenas em 2022 a Transitar teve um lucro de 11 milhões de reais.
Eu não acredito nesses números, pesquisados às pressas, e peço ajuda do leitor:
1-Qual o total da arrecadação da Transitar em 2022?
2-Qual o total da despesa, em 2022?
3-Do total arrecadado, quanto foi de multa?
Qualquer que seja o resultado, qualquer que seja a informação que o leitor enviar, temos, OFICIALMENTE, uma arrecadação EM MULTAS superior a R$ 13 MILHÕES no ano passado. É um assalto.
NOVA FERROESTE: PARA NOSSOS NETOS
Todos sabem que para percorrermos um longo caminho, é preciso dar um primeiro passo. Os estudos para a construção de trechos novos, que complementariam a atual Ferroeste, inaugurada há 29 anos (1994) pelo ex-governador Mário Pereira, são válidos, portanto.
E são também um excelente material publicitário do governo estadual, que, na falta de obras mais significativas, vai promovendo reuniões estado afora para mostrar os projetos da modernização da nossa ferrovia.
O problema é que esse projeto, em discussão, é praticamente utópico. Caso tudo dê certo, a obra seria inaugurada daqui a quinze, vinte anos. Mas não tem como dar certo, entre outros probleminhas porque o traçado deste projeto atravessa áreas indígenas. Como nos dias atuais é passível de prisão qualquer referencia aos índios – imaginem tocar num metro de território deles – é justo esperar que um promotor impeça com facilidade a continuidade dos estudos. Enquanto isso, fica a sensação de que algo está sendo feito, para satisfação dos eleitores não muito espertos.
LULA: COSTUMES, FAMÍLIA, PATRIOTISMO!
Viralizou o vídeo do Lula no Foro de São Paulo dizendo que se orgulha de ser chamado de comunista, e que no Brasil as pessoas têm a mania de defender os costumes, as famílias e o patriotismo, ou seja, “tudo que historicamente aprendemos a combater…”.
Claro que os bolsonaristas estão difundindo ao máximo a fala do Presidente. Eu acho que nessa parte dos costumes, ta mesmo na hora de mudar algumas coisas, modernizar, acabar com esse negocio de homem e mulher, parto, batismo, Igreja, religião, andar vestido, sexo papai com mamãe, respeitar pai e mãe, e outros atrasos iguais.
No patriotismo, como não lhe dar razão? “Como amar uma país que me elege três vezes presidente?” disse Lula, encerrando qualquer argumentação em contrário.
Na família, estou em dúvida. Até pensei em tirar um ano sabático no comportamento exemplar. Partir pra anarquia, amor à loucura, desprezo à sociedade. Arrumar uma diretoria na Globo, ia faltar sofá pros testes. Hospedagem nas surubas em Fernando de Noronha. Robinho. Daniel Alves. Anitta iria ser exemplo de candura.
Feitas as brincadeiras acima, uma opinião séria sobre as falas recentes do Lula: “a democracia e um conceito relativo.”
Eu concordo de cabo a rabo. Se o Datafolha fizer uma pesquisa, vai comprovar que a maioria das pessoas acha que temos atualmente uma democracia no país. O que dá uma idéia da inteligência nacional.
Acredito que apenas uma pessoa sem muito cérebro pode acreditar que temos no Brasil uma democracia plena. E apenas uma pessoa sem nenhum cérebro perguntaria o porquê dessa afirmação.
Eu sou, não espalhem, um democrata. Mas gosto da democracia verdadeira, não dessa coisa ridícula que vivemos na republiqueta banana. Nessa, estou com o Lula.
FAMÍLIA: OPINIÕES ALÉM DO LULA
Outras pessoas têm opiniões não muito convencionais a respeito da instituição chamada Família.
Uma atriz de antigamente, Zsa Zsa Gabor:
“Sou a favor de famílias grandes. Toda mulher deveria ter pelo menos três maridos”.
Um certo Kim Hubbard:
“Os parentes distantes são os melhores. E quanto mais distantes, melhores…”
E o pobre Henny Youngman:
“Éramos onze em nossa família. E, à medida que íamos crescendo, as roupas iam passando de uns para outros. Eu não achava graça naquilo – tinha dez irmãs.
O NOSSO FC CASCAVEL
Não é bom o momento do FC Cascavel na disputa por uma promoção para a Série C do Campeonato Brasileiro. Os resultados não estão aparecendo. Parece que a saída de alguns jogadores, dois em especial, o Jacy e o Coelho, estão sendo mais prejudiciais que o esperado.
O mau momento não deve impedir os aplausos que o FC Cascavel merece. Claro que todos queríamos o time ganhando todas, ou pelo menos jogando como nas finais do Paranaense, quando o Atlhético teve que se retrancar no segundo tempo da decisão, em plena Baixada, diante da superioridade técnica do Cascavel. Mas isso não é possível acontecer sempre.
O que interessa é que o clube está organizado, contas em ordem, planejamento a médio prazo. Perspectivas muito boas nas finanças, gente séria na diretoria, com credibilidade junto aos empresários para arrecadar valores significativos.
Este time atual, ganhando as vagas que disputa, os títulos, ou não ganhando, orgulha a cidade. Se continuar sem mudanças na diretoria, a tendência é de melhora a cada temporada. Parabéns aos responsáveis.