PONTA GROSSA:ENTREVISTA: PREFEITA ELISABETH CELEBRA O BICENTENÁRIO DO MUNICÍPIO

PG

Nesta sexta-feira, 15 de setembro é aniversário de Ponta Grossa. Em 2023, a cidade comemora 200 anos. E a comandante dessa comemoração histórica é uma mulher, a primeira prefeita eleita na história da cidade. Elisabeth Silveira Schimidt, 72 anos, filha de pioneiros ponta-grossenses, conta o que vem pela frente, depois das comemorações:

COMO QUE A PREFEITA RETRATA PONTA GROSSA 200 ANOS?

PREFEITA ELISABETH – estamos vivendo o melhor momento da nossa história. Passamos Maringá e Londrina e temos hoje o maior PIB entre as grandes cidades do interior. Em 3 anos, mesmo com a Pandemia, demos uma chacoalhada na administração. Fechamos 5 empresas públicas que só davam dor de cabeça e pouco faziam pela população. Colocamos a casa em ordem, pagamos em dia e temos nota A, selo de boa gestão financeira. E pela primeira vez tivemos contas aprovadas por dois anos seguidos sem ressalvas pelo Tribunal de Contas.

MAS MUITA GENTE AINDA CRÍTICA E COBRA RESULTADOS, SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA?

PREFEITA ELISABETH – vamos combinar. A pandemia de COVID-19 paralisou praticamente o início da gestão. 2021 e o início de 2022 foram completamente atípicos. Ninguém sabia exatamente o que viria no dia seguinte. Enfrentamos e vencemos a pandemia e junto com isso reformulamos todo o sistema de saúde da cidade. Ainda não estou satisfeita, mas está quase concluído um novo sistema em parceria com o governo do Estado, onde os hospitais da criança e Amadeu Puppi passaram a ser gerenciados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. E estamos investindo pesado na atenção básica, com uma nova UPA em Uvaranas e a construção de 4 superpostos, além da modernização e equipamentos em 45 UBS. Sem falar que contratamos 40 médicos além de acolher outros 30 do programa mais médicos do governo federal. Tudo isso praticamente em 2023! Nunca se fez tanto pela Saúde em tão pouco tempo. Mas ainda vamos fazer mais!

E A PROMESSA DOS 100% DE ASFALTO NOVO?

PREFEITA ELISABETH – o governador Ratinho Jr e o secretário de Infra, Sandro Alex são os grandes parceiros nesse projeto ambicioso, que está sendo executado. Aliás os números são impressionantes. Já licitamos quase R$ 200 milhões e vamos licitar mais R$ 250 milhões até o final do ano. O deputado federal Aliel Machado, que é nosso adversário, já trouxe mais de 20 milhões para asfalto. Isso é acreditar na gestão. Desafio qualquer um a mostrar que em apenas um intervalo de 3 anos tenham sido feitos tantos projetos e executadas tantas obras – no centro e nos bairros. Porque antigamente a cidade crescia na base do populismo…. Loteamentos sem infraestrutura de asfalto, saúde, educação. Agora a cidade tem planejamento. Plano Diretor. MasterPlan de desenvolvimento feito com a Associação Comercial. Ponta Grossa tem trabalho sério! E vai ter asfalto. Palavra de quem cumpre!
Veja só o apoio e o trabalho que estamos fazendo nas estradas rurais, com o programa Caminhos do Agro. Já são quase 300km com intervenções e melhorias. Ponta Grossa nunca teve isso na história!

QUAL A PRINCIPAL MARCA, A PRINCIPAL REALIZAÇÃO ?


PREFEITA ELISABETH – poder andar pelos bairros, em comunidades humildes e que foram maltratadas e receber um abraço, uma palavra de confiança. O que mais me marca é o reconhecimento. E que me desestimula é a velha prática da fofoca e o desrespeito por eu ser mulher, ter 72 anos. Garanto que saúde energia e ideias inovadoras não faltam. Mas quero respeito dos adversários.
Mais que lagos e parques, mais que creches – estou construindo 8 de uma vez só pra gerar 1500 vagas – posso dizer que chego em casa todas as noites querendo acordar no dia seguinte pra transformar mais. Para fazer a cidade moderna, empregadora, inovadora. Para que os serviços melhorem. Para que sejamos justos nas medidas que tomamos!

E AS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM?
PREFEITA ELISABETH
 – confesso que estou mais preocupada em trabalhar pra fazer acontecer esse capítulo da transformação. 2024 será eletrizante com tantas realizações. E estamos conquistando, com essa credibilidade, o apoio de partidos do Centro-direita que pensam como a gente. Conversas maduras com o União Brasil do deputado Felipe Francischini, com o Republicanos, o Progressistas e o MDB. Com o PL já conversamos com o Senador Flávio Bolsonaro. Ponta Grossa é uma cidade símbolo do conservadorismo. Vamos agregar todos que querem o bem da cidade e o progresso, a prosperidade das pessoas.

Compartilhe