PITACOS DA BOCA MALDITA BANGUELA!!

SÓ OS DIAMANTES SÃO ETERNOS       ( E A BOCA MALDITA BANGUELA)

A nossa velha BOCA MALDITA continua atual, mas também se renovando. Lojas novas, outros cafés, outras pessoas, outros costumes, vemos valores tradicionais mudando. Hoje o próprio monumento em homenagem à confraria está banguela. Tiraram os lindos dentes brancos com um belo sorriso. Não repuseram mais. Ficou feia e descaracterizada a tradicional BOCA FALANTE E LIVRE. Hoje a BOCA está mais à esquerda, desequilibrou ficou banguela com dentes só para lado esquerdo, pelo menos nos grupos de WhatsApp! Era bem plural, com troca de informações, as opiniões dos outros eram bem respeitadas, hoje “beira um ataque de nervos”. Quase histéricas, hoje sem ideias novas, sem grande renovação. Muito politizada com radicalismo, a BOCA sempre foi a “TESTEMUNHA OCULAR DA HISTÓRIA”, sempre a dar as primeiras informações e especulações, hoje com muito fake, narrativas desconstruídas. Muitos querendo impor suas ideias esdrúxulas. Ela sempre foi sua história. Ela é sua própria história. Uma pena, uma desconstrução com eixos partidários ideológicos de donos da verdade que não aceitam outras posições. Desse jeito só uma ponte nova com superfaturamento desse novo governo para consertar essa boca digital.

                                                           DETALHES DOS DENTES DA BOCA MALDITA

Essa escultura da Boca foi criada na década de 80 pelo Elvo Benito Damo e Abraão Assad, originalmente possuía 47 “dentes” de bronze, mas a antipatia de muitos e a desculpa de um possível empalamento de alguém que se aventurasse a escalar a obra, fez com que em 1995 os dentes fossem arrancados da obra.

                     TEMPOS ANTIGOS NO MUNDO MODERNO

Temos na moderna Curitiba lojas bem tradicionais muitas centenárias. Muitos destes estabelecimentos ainda vendem artigos antigos, como “Galocha”, “Arreios de Montaria para Cavalos”, “Botinas” “Chapéus” vestuários mais tradicionais. Vejamos algumas empresas: Casa GLASER de 1887, Papelaria JOÃO HAUPT de 1912, casa EDITH de 1917, casa SCHIER de 1930, joalheria WOLLER de 1953, casa DO FUMO de 1956, casa do PEDRO de 1957, casa COELHO de 1957. Todas ainda em atividades.  Eu sou cliente de todas elas. Como dizia a filha do meu amigo, Ygor Siqueira, a graciosa Martina Siqueira quando tinha 6 anos, pela tua idade e conhecendo tudo, você é ETERNO. Com a doçura e sinceridade dela, acho que sou. 

                                          BELA E JUSTA HOMENAGEM

O Prefeito Rafael Greca e a Fundação UNINTER fizeram uma homenagem à primeira mulher negra a se formar engenheira no Paraná, Enedina Alves Marques, pela UFPR e ela foi a quarta mulher a se tornar engenheira no Brasil. Formou-se em 1945, de família humilde, estudou com sacrifício e rompeu muitas barreiras da época. Venceu! Depois foi uma das mentoras, coordenadoras e executora do projeto belíssimo da construção da Usina Hidrelétrica de Capivari-Cachoeira, hoje a conhecida Usina Parigot de Souza. O busto fica em frente a Universidade UNINTER campus Moreira Garcez na Avenida Luis Xavier. Prestigiaram o evento, além do prefeito que também é engenheiro, o presidente da Cohab Dr. José Lupion Neto, o vereador Rodrigo Reis, o vereador Herivelto Oliveira, o assessor da Secretaria de Ind. E Com. Moacir Lazzarotto de Oliveira, e o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

                                         MAIS UM EDIFÍCIO PARADISÍACO NA CITY

Depois do Palazzo Lumini, vai ser construído na capital, mais um luxuoso edifício no Batel, o bairro chique e caro da “city”, entre as ruas Carmelo Rangel e Hermes Fontes. Vai ser edificado com apartamentos de alto valor, com um custo médio de R$30.000,00 o metro quadrado com área de 1.350 m², e será um edifício totalmente inteligente. O primeiro comprador segundo os comentários da boca maldita adquiriu na planta e obteve um belo desconto, pagando somente em torno de R$34.000.000. e o feliz proprietário segundo as línguas ferinas seria João Elísio Ferraz de Campos. Cacife ele tem, pois é dono da Seguradora Centauro. Estamos entre as capitais brasileira com os melhores e mais caros empreendimentos imobiliários. 

                                                          PODERIA, MAS NÃO É!

Se Abel Ferreira não fosse técnico do Palmeiras seria o treinador da Seleção Brasileira, mas Jair Bolsonaro é Palmeirense e Lula é Corinthiano. Se isso ocorresse, Xandão mandava intervir na CBF.

                                                          VISITANTE ILUSTRE

Quem fez uma visita à Boca Maldita no último sábado (13), foi o advogado e jornalista da Rádio Estúdio de Cascavel, o nosso confrade Thiago Kozak, que foi gozar as férias na Ilha do Mel, e ver de perto os ETs que aparecem na ilha, parece não ter receio de ser abduzido e acha que até pode estar mais pacífico e, em paz outras galáxias. Boas férias, confrade!

Ouçam sempre Rádio Estúdio FM 92.3- Cascavel. Capitania da Rede Libertária de Rádio. O programa ESTÚDIO -NEWS é a fortaleza da liberdade contra este comunismo na nossa porta e IMPACTO PR. sentinela avançada da liberdade de imprensa.

Compartilhe