Pela experiência em apoio à projetos inovadores em cidades inteligentes, o diretor financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski, foi convidado para mediar uma palestra sobre smart cities, na manhã desta sexta-feira (22), na South Summit, que acontece em Porto Alegre – RS.
No painel Smart Cities as a Way to Propel People (tradução: Cidades Inteligentes como forma de propulsão das pessoas), participaram Morgan Doyle, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil; Michael Douglas Camilo, coordenador estadual de inovação do Sebrae – PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Lucas Arruda, cofundador e CEO da DGT Tecnologia.
Durante a conversa, o diretor Bley ressaltou o alinhamento entre o uso da inteligência nas cidades e os objetivos do BRDE: “Querer fazer transformações, esse é o nosso propósito maior. Inovação não é tecnologia apenas, inovação são novos procedimentos, são novas realidades, são novas possibilidades.”
Ao longo do painel, Morgan Doyle, do BID Brasil, falou sobre as mudanças nas relações entre governo e cidadãos que podem ser auxiliadas pelo uso estratégico da tecnologia, e o aumento na qualidade dos serviços públicos que pode ser conquistado com o uso de dados e estratégias de inovação: “O futuro é agora, mas não está uniformemente distribuído”. Doyle e Bley ressaltaram as possibilidades de aprofundamento na relação entre o BRDE e o BID, visando estruturar e alavancar cada vez mais ecossistemas de inovação.
Representando o Sebrae do Paraná, o Coordenador Estadual de Inovação Michael Douglas Camilo falou sobre a metodologia usada para compreender o potencial e a vocação de cada local e definir setores prioritários para o desenvolvimento, otimizando recursos e pensando também no bem-estar das pessoas envolvidas: “A inovação é feita por pessoas, para pessoas”. O Diretor do BRDE, Wilson Bley, também ressaltou a necessidade de crescimento com sustentabilidade e inclusão.
Lucas Arruda, CEO da DGT Tecnologia, empresa de segurança focada em produtos inteligentes, contribuiu frisando que o uso de dados e inteligência artificial pode auxiliar os gestores na definição de prioridades e gerar otimização dos serviços públicos, reduzindo o tempo de resposta ao cidadão. Em sua última fala no evento, Doyle, representando o BID, afirmou: “É um momento fantástico para inovar no Brasil.”
O South Summit Brazil
O South Summit é uma das principais conferências de inovação, empreendedorismo e startups da Europa, realizada anualmente na Espanha e que tem a sua edição no Brasil. O evento reúne empreendedores, investidores, corporações e líderes de opinião para discutir as últimas tendências, oportunidades e desafios no cenário empresarial global.