COLUNA OGIER BUCHI :TREME TERRA. ELEIÇÃO A VISTA

LULELESE ES

Os fatos recentes mostram o que sempre foi e será a realidade política. Um constante vir a ser, um constante devenir. Verdades absolutas que de absolutas que são duram somente 24 horas. Segredos todos, de polichinelo! Sem dúvida um cenário de absolutas incertezas e que de fato deixarão de ser na medida em que as convenções aconteçam. De qualquer maneira vale vislumbrar cenários.

REQUIÃO SE APRESENTA

A repentina, nem tanto saída de Roberto das fileiras de Gleise do PT, mostra que estamos muito longe do cenário definitivo de 2024. Imaginar que políticos da envergadura de Roberto Requião ou Álvaro Dias se retiram é desconhecer a história dos políticos profissionais. Estes, só se aposentam quando estão politicamente mortos. E Requião não está morto! A depender da filiação, que pode ocorrer na semana vira player!

NOVOS VENTOS

Sopram ventos de mudanças que vem embalados pela apresentação de novos nomes e pelo forte desejo de mudança que a moçada sente. É muito óbvio que uma sociedade que há longos dezesseis anos de forma direta, e outros antos de forma indireta, sofra a influência de Gramsnci, aliada a barbárie que a é a ação do narcotráfico, cada vez mais narcoestado, mostre a fragilidades com relação a novos nomes, novas lideranças.

VENTOS NOVOS COM VELHAS INFLUÊNCIAS

 E as lideranças novas vem com a marca indelével da divisão extremada que a política atual mostra. Você verifica a mostra mais clarificada e se depara com jovens com a marca da esquerda ou da direita, com a deformações que ambas apresentam.

Assim o namorado da Ana Júlia, o chefe de gabinete do Renato o rapaz dos vídeos o Betega, o BH influencer digital, o Dimas da Cultura são figuras novas que aparecem com chances reais! Como escrevi anteriormente têm a marca da divisão. Uns de esquerda outros de direita. Deles a população tem que exigir proposta para a cidade. Simples assim.

VEREADORES

Claro que os nomes que acima citei serão candidatos em Curitiba, mas a lembrança se estende a todo Estado. É preciso frisar que o pleito cuida das questões onde a vida das pessoas acontece.  E está separação entre esquerda e direita favorece aos players principais, que estão de “boa”!

Bolsonaro inelegível, mas com popularidade altíssima supera Lulle Presidente sem prestígio e mandando pouco, mas vivendo como nababo.

Na base dos municípios o povo amargando inflação no supermercado elevadíssima e credito bancário inexistente!

 E o vereador é o vínculo real entre cidadão e política. Na real, é o cara que mora na “quadra”, com quem o povo pode falar, ou pelo menos imagina que pode!

 OS PREFEITURÁVEIS

Olhei a lista dos candidatos a Prefeito de Curitiba. Olhei de novo. Mas pensei. Olhos cansados, você está bem mais velho do que está de verdade ou pensa estar porque na verdade só enxerguei Beto Richa! Pelo menos entre os cinco primeiros. Luciano, vice de Beto. Eduardo começou com Beto. Ney secretário de Beto, Paulo Martins assumiu federal com ação de Beto. Ah e Beto é o Beto!

E A INFLUÊNCIA DOS PARTIDOS

Excetuando os bem colocados nas pesquisas surgem nomes alternativos que poderão fazer papel altaneiro no pleito. Entre eles, destaco sempre a jovem jornalista Cristina Graemel, e aguardo qualquer outra alternativa porquanto a ordem da esquerda é trabalhar unida.

OS GRANDES

O PT já avisou e a dona da bola decidiu. Vai de Ducci e como uma democrata petista pois em prática a sua democrática postura. Decidi e cumpra-se!

Já o outro grande a saber o PL ainda busca voltar à tona depois do caldo na arrebentação. Quem já foi guri sabe o que é levar um “caldo” na arrebentação. Seguinte: está ali a piazada esperando onda para o jacaré porque a turma é pobre e não tem grana para a prancha! Daí uma pia espírito endemoniado resolve aprontar uma boa!

 E de repente da um caldo no companheiro que estava a sua direita. Só para ver o merdel espargir! E espalha mesmo! Então resumo atual: o partido milionário que tem o líder da pesquisa no País, e que detêm a terceira colocada na pesquisa no País, até agora não tem candidato a Prefeito de Curitiba!

A CONDIÇÃO ESPECIAL DO PL

A verdade é que o PL tem filiados que tem larga experiência política e naturalmente condição de correr o trecho! Dentre eles o nome de inegável destaque é de Paulo Martins que teve um brilhante desempenho na última eleição.

É evidente, que a decisão é pessoal e o que deverá ser levado em conta é o que uma candidatura desta envergadura traria de consequências para disputa ao Senado que é o caminho natural de Martins.

Pessoalmente tenho convicção que Paulo só seria candidato caso seu amigo pessoal Governador do Paraná lhe pedisse!

Acredito que partido grande tem que ter candidato em majoritária. E o PL é partido grande!

Não participar é menosprezar a cidade que disse sim para Jair Bolsonaro!

 SINAL DE ALERTA

O PL fora da campanha de Curitiba é sem embargo um gol contra daqueles se estremecer a Ligga Arena do centenário Athlético ou Couto Pereira do multicampeão alviverde!

Não consigo entender a postura dos dois grandes.  O PT que tem o Presidente da República e a Presidente Nacional da sigla, não encontra um só nome em Curitiba e vai de candidato de outro partido. No PL o já descrito dantesco caldo e faltando uma semana não decidiu se vai ou se fica!

ORAÇÃO DE OGIER BUCHI

Senhor dá-me entendimento conforme sua palavra! Amém…

Compartilhe