O sul e o sudeste ainda continuam a ser a maior barreira de desaprovação do governo Lula da Silva (PT) mesmo após 15 meses de gestão. Os números em todas as pesquisas desde que assumiu o governo demonstram a queda progressiva do presidente em todos os estados avaliados na última pesquisa QUAEST publicada nessa semana. Observa-se que mesmo um instituto que ficou conhecido como DATALULA não consegue esconder a decadência da gestão que já era temerária por se conhecer os dois últimos mandatos marcados por corrupção, inchaço da máquina pública, aumento dos ministérios, criação de impostos, gastos excessivos em cartões coorporativos e viagens internacionais.
As manchetes de jornais e redes sociais não escondem o desastre nos atos cometidos, mesmo recebendo altas quantias do SECOM de Brasília. Não há como tapar o sol com a peneira e a reprovação começou a atingir os estados do Nordeste, aonde ele obteve o maior reduto de votação segundo o Tribunal Superior Eleitoral de Alexandre de Moraes e seus comparsas no segundo turno das eleições em 2022.
No Paraná ele tem o maior índice de desaprovação, com 54%. Na sequência aparecem Goiás (50%), São Paulo (48%) e Minas Gerais (47%).Das pessoas que foram ouvidas no Paraná, 41% dos deram uma nota negativa ao presidente, 27% regular, 30% positiva e 2% não sabiam ou não responderam. Também foi a pior avaliação nesse quesito entre os estados pesquisados.
DESAPROVAÇÃO DE LULA NO NORDESTE AUMENTOU!
Nem Salvador está poupando Lula. A sequência impiedosa de pesquisas que mostram queda na popularidade do petista em mais um levantamento. Em março de acordo com dados do levantamento da Quaest encomendado pela Genial Investimentos, houve uma piora na avaliação do governo Lula, pois registraram 62% de desaprovação do presidente. Para 60% dos eleitores o chefe do Executivo exagerou ao comprar a guerra na Faixa de Gaza com o que o ditador nazista Adolf Hitler fez com os judeus na Segunda Guerra Mundial.
E, para piorar, a aprovação do presidente Lula recua em todas as regiões do país. “A queda acontece, embora menos acentuadamente, entre as mulheres, um eleitorado que tradicionalmente apoia o presidente. Entre os que não votaram nem em Lula nem em Bolsonaro, 49% desaprovam o presidente, contra 45% que o aprovam”, destacou a pesquisa.
APROVAÇÃO DO GOVERNADORES É SUPERIOR AO PRESIDENTE
Ratinho Jr. (PSD), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), e Ronaldo Caiado (União Brasil), os quatro governadores de direita que comandam as gestões de Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, respectivamente, ostentam índices de aprovação superiores aos do presidente. A constatação é da pesquisa Genial/Quaest, realizada nessas unidades federativas entre os dias 4 e 7 de abril. Os quatro governadores cujas administrações foram avaliadas são apontados como possíveis pré-candidatos à Presidência em 2026, em eventual disputa com o próprio Lula. Tarcísio de Freitas tem sinalizado a intenção de concorrer mais uma vez ao governo de São Paulo, já que é o único dos quatro ainda em primeiro mandato. Romeu Zema e Ratinho Jr. têm apontado ser cedo para falar do assunto, segundo o estadão, mas com a divulgação e implantação de matérias de aprovações do governo nos diversos estados brasileiros com campanhas institucionais deles, já dá para se ter uma ideia que o voo será lançado. Secretarias de Comunicação dos dois possíveis candidatos tem investido forte do seu estado em campanhas institucionais com a intenção de valorizar e demonstrar a aprovação interna dos governadores.
INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA E EMPREGO, ELEVAM APROVAÇÃO DE RATINHO JR. A 79%
O governador Ratinho Jr. segue sendo um dos mais bem avaliados do País. No Paraná, 79% da população aprova a gestão, segundo a Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (11), que avalia as gestões estaduais e federal no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, com governadores antagonistas à gestão Lula. Ratinho Junior é mais bem avaliado do que Romeu Zema (62%) e Tarcísio de Freitas (62%).
Entre as pessoas ouvidas no Estado, 59% avaliam o governo Ratinho Junior como bastante positivo, 30% como regular e apenas 7% como negativo. Outros 4% não sabiam ou não responderam. Em São Paulo e Minas Gerais, apenas 41% avaliam positivamente a gestão, o que significa menos da metade.
RONALDO CAIADO, TARCÍSIO FREITAS, ROMEU ZEMA E RATINHO JR.
A atuação do governo Ratinho Jr. nas áreas de educação, infraestrutura e geração de emprego e renda foram destaque da pesquisa. Segundo a Quaest, 63% consideram positivo o trabalho feito na educação, considerada a melhor do Brasil, segundo o Ideb, e 60% nas políticas de geração de emprego e renda – o Estado encerrou 2023 com a menor taxa de desemprego dos últimos 8 anos. Nos dois cenários a avaliação é superior a São Paulo e Minas Gerais.
A atuação nas áreas de habitação e infraestrutura e mobilidade foi considerada positiva por 55% da população em cada uma. No quesito infraestrutura, com investimentos em todas as regiões, ele tem a melhor aceitação do País ao lado de Goiás. O outro melhor resultado é no serviço de transporte público paranaense (54%). A segurança pública teve 47% de aprovação positiva e a saúde, 47%.
Além disso, 74% consideram que o Paraná está em uma situação melhor comparado aos outros estados, a melhor percepção entres os locais avaliados, juntamente com Goiás. E 52% dos paranaenses também acham que o Paraná está melhorando, enquanto 50% têm ouvido mais notícias positivas do que negativas do governo estadual.
Em relação à percepção sobre a economia, 27% consideram que a economia do Paraná melhorou nos últimos 12 meses e 45% dizem que ficou igual. Além disso, 24% responderam que sua própria situação financeira melhorou no período e 42% responderam que ficou igual.
O levantamento ouviu 1.121 eleitores paranaenses com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
A LARGADA PARA VER QUEM IRÁ DISPUTAR COM LULA EM 2026 JÁ COMEÇOU E PELO ANDAR DA CARRUAGEM ELÁ FICARÁ ENTRE RATINHO JR., RONALDO CAIADO E ROMEU ZEMA! FAÇAM AS SUAS APOSTAS!