QUAL É A CREDIBILIDADE? INSTITUTO REGISTRA PESQUISA POR TELEFONE EM SEIS CIDADES

CAMMRE RE

Realmente tem situações que começam a demonstrar que o eleitor mais uma vez vai ser utilizado como massa de manobra em mais um pleito eleitoral.

Desta vez um instituto de pesquisa desconhecido para os paranaenses em geral, conhecido como Futura Inteligência, com sede no Espírito Santo, está colocando as caras por aqui. Com uma suspeita situação de encomenda aparece colocando os pés nas portas e registra pesquisas na Justiça Eleitoral para revelar os cenários da disputa pela prefeitura de sete cidades do estado como Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

A previsão da divulgação das sondagens eleitorais era para última quarta-feira (24), mas o que deixa muita gente de cabelo em pé é este formato que estão utilizando para repassar ao eleitor através do telefone. Se o Tribunal Regional Eleitoral concorda em liberar as estatísticas levantadas como bairro, seções, sexos e idade e a quantidade mínima para cada município desta forma, não poderemos ser contra, afinal o eleitor vai ter que engolir.

Foram tantas movimentações no Congresso Nacional em relação a estas divulgações e métodos em anos de eleição pelos derrotados, mas infelizmente passamos isto a cada dois anos e pelo jeito continuaremos a ser massa de manipulação. Lembremos de Paulo Martins do PL, quando foi derrotado por Sergio Moro (UB) o que falou na tribuna das pesquisas no Paraná nas vésperas das eleições.

Como dizia Roberto Requião (MOB) em suas filosofias, “se eu quero comprar peixe, vou na peixaria; se eu quero comprar pesquisa vou numa dessas empresas de pesquisas”.

Segundo os dados da pesquisa no TRE, a pesquisa terá um grau de confiança de 95% e será feita através de ligações telefônicas. Em Cascavel (PR-08823/2024), Foz do Iguaçu (PR-01452/2024) e São José dos Pinhais (PR-02966/2024) serão ouvidos 400 eleitores e a margem de erro é de 4,9%. Já em Londrina (PR-00754/2024) serão entrevistadas 600 pessoas com margem de erro de 4%. Em Curitiba (PR-04891/2024) serão ouvidos 800 eleitores e a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. Em Maringá (PR-02155/2024) e em Ponta Grossa (PR-03668/2024) a margem de erro é de 4,4% e serão ouvidas 500 pessoas.

Sou dos antigos, daqueles que ainda acreditava no formulário nas ruas, com funcionários identificados e que levavam mais tempos para se ter os dados de um levantamento.

Fazer o quê, se estão engolindo desta forma que seja com farinha!!!

                                                       A DIREÇÃO

Compartilhe