A Fonte Mocinhas da Cidade, monumento no Centro que homenageia a dupla caipira paranaense Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, autores da música As Mocinhas da Cidade, recebeu nova iluminação cênica e ficou ainda mais bonita e atrativa. Inaugurado em 1996, durante a primeira gestão do prefeito Rafael Greca, o monumento que fica no cruzamento da Rua Cruz Machado e Alameda Cabral recebeu projetores LED que estão destacando os elementos de um dos atraentes pontos turísticos da cidade.
- A ação da Prefeitura foi para preservar e destacar o patrimônio cultural e turístico da cidade a partir do efeito da iluminação especial, com contraste de cores e jogo de luzes e sombras. A melhoria aconteceu a partir dos programas Rosto da Cidade e de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos.
“Com a nova iluminação cênica, a Fonte Mocinhas da Cidade se eleva da condição de marco histórico a de obra viva entre os arranha-céus da cidade, resplandecendo a genialidade de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. Nossa cidade respira sua cultura e preserva sua alma, cada feixe de luz é um tributo à nossa identidade. Curitiba, mais do que nunca, brilha em sua essência”, diz o prefeito Rafael Greca.
Pinhões estilizados
Com equipamentos modernos e sustentáveis, os cinco vertedouros de água e os painéis cerâmico que mostram os versos da música imortalizada pela dupla e gravada pela primeira vez no início dos anos 1950 foram realçados. O painel central – com a fotografia do casal de artistas – e as 12 colunas cinzas que exibem pinhões estilizados em seu topo (uma referência ao movimento paranista e à capital) e emolduram a fonte também receberam atenção especial.
Anteriormente, o monumento era iluminado com dois projetores focais, instalados em posteamento do lado oposto da Rua Cruz Machado, que valorizava pouco a fonte. O novo projeto implantado destacou todos os elementos do monumento, que fica encravado entre impontes prédios da região.
“Os equipamentos em LED, que oferecem maior eficiência na iluminação com menor gasto de energia, foram estrategicamente posicionados para dar destaque através do contraste de luz e sombra”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Foram implantados quatro projetores LED nas colunas e cinco barras LED nos quadros de azulejo, todos com temperatura de cor quente (amarelo). Com isso, os versos e a imagem do casal impressos em azul sobre o azulejo branco foram destacados. Com os novos equipamentos, houve maior eficiência na iluminação sem ampliar os gastos de energia.
“O mesmo consumo energético foi mantido com um resultado estético muito melhor, valorizando de fato este bem municipal”, destaca Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Cênica da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Erguida em concreto armado, a fonte foi projetada pelo arquiteto Fernando Canalli.
Rosto da Cidade
Com a iluminação cênica da Fonte Mocinhas da Cidade, a capital passa a contar com 83 lugares públicos com iluminação cênica. Outros 57 espaços relevantes da cidade serão contemplados com iluminação cênica, ao longo dos próximos anos.
O chafariz da Praça Osório, no Centro, será o próximo ponto turístico da cidade contemplado. Os trabalhos para a preparação e implantação dos equipamentos já estão em andamento. A fonte precisou ser esvaziada para que as equipes executassem os serviços. Em breve, novos projetores vão ajudar a deixar o local ainda mais atrativo aos visitantes.
Símbolos da cidade
As iluminações cênicas buscam destacar símbolos da cidade, monumentos que tem relevância para o município, a cultura e o turismo. São projetos que embelezam, mas que sobretudo iluminam com mais qualidade e com menor consumo importantes espaços de Curitiba.
O destaque na fonte usando a luz foi o terceiro monumento com iluminação cênica executado através da parceria público privada entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. Ganharam reforço na iluminação a partir da parceria a Igreja Nossa Senhora do Gadalupe, no Centro, e o Largo Baden Powell, no Rebouças.
O acompanhamento e a fiscalização dos serviços são feitos pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.