PESQUISA IRG: EDUARDO PIMENTEL TEM O DOBRO DE VOTOS DO SEGUNDO COLOCADO E PREVISÃO DE SEGUNDO TURNO

CHARD

Uma semana agitada com duas pesquisas publicadas em menos de 24 horas e que trazem números parecidos , mas uma vantagem para Luciano Ducci na segunda colocação em relação aos demais.

A presença de Ratinho Jr. e Rafael Greca junto com Eduardo Pimentel nos horários eleitorais parecem ter surtido efeito desejado pelos marqueteiros de plantão.

Na terça-feira (17) a Quaest, divulgada pela RPC, demonstrou quase os mesmos números da IRG, divulgada pela RIC, nesta quarta-feira (18) com Eduardo abrindo uma boa distância para os outros concorrentes , mas ainda longe de encerrar o pleito no 1º turno, como estão tentando viabilizar após estás ultimas sondagens .

Na espontânea o segundo colocado aparece com Luciano Ducci (PSB) e Ney Leprevost (União) dentro da margem de erro e um empate técnico. Os demais candidatos vêm num terceiro time com números menores conforme o quadro abaixo. O número de indecisos nas duas pesquisas diminuiram o que demonstra o maior interesse e também a definição do escolhido para o dia 6 de outubro.

Na estimulada Eduardo atinge 35% contra 17,5% de Luciano Ducci, 11% para Ney e 9,5% para Roberto Requiião que derrete a cada pesquisa e rejeição aumenta.

ESPONTÂNEA

Quando os nomes são apresentados (estimulada), Eduardo Pimentel segue na liderança, seguido de Luciano Ducci. Pelos dados, Curitiba terá segundo turno. Confira.

ESTIMULADA

REJEIÇÃO

Se por um lado pouco mais de um terço dos entrevistados ainda não definiu o voto, grande parte já tem certeza em quem não votará em hipótese alguma. Veja o índice de rejeição de cada um deles.

Comparativo de pesquisas

Veja a seguir o comparativo entre a primeira pesquisa, divulgada em agosto com a desta quarta-feira.

Eduardo vence em todos os cenários no 2º turno pela QUAEST

Na análise do blog Politicamente , diferentemente da sondagem anterior, a Quaest desta vez testou seis cenários num eventual 2º turno. Eduardo Pimentel venceria em todas as simulações — independentemente do adversário. Contra Ducci, o candidato do PSD teria 49% contra 34% do pessebista. Se a disputa fosse contra Ney, Eduardo abriria 20% de frente: 51% contra 31% do candidato do União Brasil. A disputa “mais tranquila” seria contra Requião. Eduardo aparece com 58% e o ex-governador com 26%.

O instituto simulou ainda uma disputa de Ducci contra Leprevost. O resultado é um empate técnico dentro da margem de erro: 41% para Ducci e 37% para Ney. Se o 2º turno fosse entre os dois candidatos mais à esquerda, Ducci venceria com 46% contra 25% de Requião. Ney contra Requião, o resultado, segundo a pesquisa, seria 47% para o candidato do União e 28% para o ex-governador.

Metodologia: O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-07358/2024, tem um grau de confiança de 95% e uma margem de erro de 3% para mais ou para menos. A Quaest ouviu 900 eleitores entre os dias 14 e 16 de setembro.

Compartilhe