CAMPO LARGO : CHRISTIANO PUPPI NÃO ADMITE DERROTA E CONTRATA UMA PESQUISA DUVIDOSA USANDO DADOS DE 2010

vdgdd

Em meio à crescente campanha do atual prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, um dos candidatos adversários recorreu a uma estratégia controversa na segunda-feira (23) : Christiano Puppi, do PP, divulgou uma pesquisa questionável, que supostamente aponta sua liderança nas intenções de voto para o próximo pleito.

O levantamento, veiculado no Blog XV Curitiba, trás sérias dúvidas quanto à sua validade e corre na Justiça Eleitoral a impugnação contra o pedido de registro desta pesquisa.

A pesquisa não cumpre com requisitos mínimos exigidos pela Justiça Eleitoral para ser considerada de mínima credibilidade. O levantamento tem falhas ao especificar o sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, a área física de realização do trabalho, intervalo de confiança e margem de erro.

O levantamento foi realizado com apenas 382 entrevistados em uma cidade com mais de 90 mil eleitores, utilizando a base de dados do IBGE de 2010, já bastante ultrapassado e comprometendo a eficácia da pesquisa. No material, também constam erros grosseiros na indicação do nome dos candidatos.

A falta de uma amostra representativa coloca em xeque a credibilidade dos dados apresentados. Afinal, é difícil acreditar que um candidato que não consegue mobilizar mais de 100 veículos em suas ações eleitorais (as carreatas) esteja, de fato, na frente da corrida. O instituto também não realizou a divisão por bairros e não aponta qual percentual da amostragem se refere à zona rural e zona urbana do município.

A divulgação de pesquisas irregulares e falsas nas redes sociais, veículos de comunicação e em qualquer plataforma da Internet, está sujeita ao pagamento de multa e até detenção nas eleições gerais, já que a mesma pode induzir em erro o eleitor em relação a um resultado não confiável.

A pesquisa é um processo científico sério, que deve seguir normas e critérios rigorosos e da forma como estão as informações, ela não representa real intenção de voto da população campo-larguense.

Reação desesperada

A divulgação desse levantamento aconteceu em um momento estratégico, logo após a impressionante carreata de Mauricio Rivabem, que contou com o apoio do governador Ratinho Jr., dos deputados estaduais Alexandre Curi e Paulo Gomes. Este último, inclusive, é do mesmo partido de Christiano, mas demonstra apoio total e irrestrito à candidatura de Rivabem em Campo Largo.

A carreata de Rivabem com o governador Ratinho Jr. reuniu mais de mil veículos, conforme os organizadores. Essa mobilização contrasta fortemente com a realidade da campanha de Puppi, que, ao longo dos últimos meses, tem enfrentado dificuldades para engajar seus eleitores. Christiano está apenas lançando críticas à gestão de Mauricio Rivabem, da qual ele e boa parte de seus atuais apoiadores já fizeram parte.

Os apoiadores de Puppi têm insistido que Mauricio não teria o respaldo necessário, mas os fatos parecem desmentir essa narrativa. A manifestação de apoio a Rivabem não apenas demonstra um forte engajamento popular, como também reflete uma realidade política mais dinâmica do que a apresentada pela pesquisa duvidosa.

Diante desse cenário, fica a pergunta: será que a contagem das intenções de voto apresentada por Christiano bate? A população de Campo Largo merece transparência e dados confiáveis, e não estratégias que tentam manipular a percepção da corrida eleitoral. Acreditar em pesquisas desse tipo pode ser perigoso, e a verdadeira vontade do eleitorado só será revelada nas urnas.

Compartilhe