Eu não tenho direito de dar opinião alguma ao prefeito eleito Renato Silva, porque votei no Edgar Bueno. Mas, como gosto da minha cidade, e tenho muito respeito pelo Renato e por toda sua família, quero que faça uma ótima gestão e termine seu mandato, ou mandatos, com muito sucesso e especialmente sem as acusações humilhantes que o atual prefeito enfrenta. Dito isso, faço algumas sugestões despretensiosas:
1-Não desprezar a regra número um na política: se livrar de todos os que apoiaram ou trabalharam na campanha. A grande maioria quer meter a mão no jarro. Vida nova a partir de janeiro, sem vínculos com o passado, a não ser afetivos.
2-Suspende no primeiro dia todos os pagamentos com débitos automáticos. Você vai descobrir coisas de arrepiar os cabelos. Só volta a autorizar os pagamentos depois de rigoroso exame, caso a caso. Com isso, não assume nenhuma imoralidade que possa existir em mandatos anteriores. São muitas.
3-Cargo-chave tem que ser escolha sua, pessoal, de preferência gente de fora da política, de sua absoluta confiança. Você tem que terminar o mandato com o mesmo respeito que começa. Esses malacos que estão em todas as campanhas, pulando para o lado que vai ganhar, só vão te causar problemas. É fundamental eleger alguém de confiança para comandar a Câmara, porque o Alécio é peão do Paranhos e vai continuar sendo, para sobreviver.
4-Os gastos de uma secretaria, em especial, devem ser determinados pelo prefeito: a Secretaria de Comunicação. Não deve ter autonomia, margem de manobra nenhuma para secretário ajudar seus amigos da mídia. O prefeito diz quanto mandar para cada veículo de comunicação.
5-Última sugestão: veja pessoalmente todos os contratos de aluguel da prefeitura. TODOS! Cancele os contratos conhecidos que foram feitos sob chantagem, em especial neste último ano. São muitos e todos conhecem.
RACISMO NUMA HORA DESSAS?
Escrevo essa coluna no novo feriado nacional, Dia da Consciência Negra, data que considero uma coisa vergonhosa e até humilhante para os “homenageados”.
É, na minha concepção, inimaginável que alguma pessoa pense que um ser humano é melhor ou pior que outro, pela cor da pele. É inimaginável que um homem acredite que uma mulher tem menos direitos que ele, sejam quais forem. Vai daí que acho que essa movimentação da mídia, acentuada nos últimos meses, sobre racismo, feminismo, é cheia de mentiras e exageros. O Brasil tem leis muito boas sobre esses crimes, basta que essas leis sejam cumpridas. Chega dessas campanhas mentirosas, que passam a impressão de que assistimos atos racistas a cada minuto, ou assédios a mulheres em todos os lugares. Tenho dificuldade para entender a motivação dessa gente que só fala nisso.
VEREADORA LILIAN VAI AO MP
A vereadora Lilian do PT, que fez um bonito papel na eleição de outubro, fazendo votos sem gasto de dinheiro público e com boas propostas para a cidade, anuncia que vai ao Ministério Público pedir investigação sobre as denúncias de enriquecimento ilícito do prefeito Leonaldo Paranhos.
Muitas pessoas informaram à vereadora que é perda de tempo, porque o promotor local só pode abrir essa investigação com autorização do Procurador Geral do Estado, que por sua vez precisa de autorização do governador Ratinho Jr para agir. Mesmo assim a vereadora, combativa e sem medo de cara feia, vai cumprir com a sua obrigação de oficializar a denúncia feita em setembro pelo ex-deputado federal Evandro Roman, reconhecidamente uma pessoa respeitada e idônea. A investigação é absolutamente necessária, com uma análise minuciosa da evolução patrimonial do prefeito, para que o assunto seja esclarecido em definitivo, com a condenação ou absolvição do acusado.
VOLTA CANTINI!!
Depois de uma exaustiva campanha nos últimos meses para eleger seus prefeitos favoritos em várias cidades do Oeste, com apoio da sua rede de rádios que não para de crescer, nosso prezado Valdomiro Cantini, na companhia da esposa Vânia, circulou por várias semanas pelo Velho Continente. Foi muito bem nas escolhas dos candidatos, só teve um probleminha em Toledo.
Em contato pelo WhatsApp, direto de uma estação de esqui nos Alpes, disse estar com muita saudade do papo agradável com vereadores e prefeitos que mantinha diariamente nas suas rádios, quando divulgava as excepcionais atuações dos nossos políticos. Elogiou muito o whisky nacional da Escócia e, modesto, disse que na França só toma o champanhe local, mais em conta. Para dar uma idéia do padrão que se encontra o nosso Valdomiro, o percurso terrestre tem como motorista o campeoníssimo Gabriel Casagrande, da Stock.
Pausa para esclarecer a brincadeira. Gabriel acompanha a viagem com sua família, e é afilhado do Cantini. Fim da pausa.
O prefeito Paranhos encabeçou um abaixo-assinado pedindo a volta urgente do Cantini, pois seus índices de popularidade caíram muito com a redução das noticias na mídia, onde o Valdomiro, um dos maiores formadores de opinião que temos, é uma das vozes mais influentes.
Paranhos quer o Cantini perto do Ratinho Jr. para tentar demover o Ratinho da decisão –convite já feito- de nomear Rafael Greca para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em janeiro. Se der ruim, e porque é muito modesto, Paranhos já está dizendo que aceita a Casa Civil.
LULA E O MERCADO
Aviso aos meus colegas da direita radical que esta nota contém menções elogiosas ao Lula.
O corte de despesas, tido como indispensável para o equilíbrio fiscal, está sendo debatido entre a equipe econômica e social do governo há vários dias. Pequenos comentários para sua análise:
- O mercado tem pressa. As regras que estão sendo decididas em Brasília, sob comando pessoal do Presidente Lula, vão repercutir na vida de milhões de pessoas. São os beneficiários do Bolsa Família, outros milhões de aposentados, etc.…Está certo o Lula ao não se apressar. Os investidores que querem receber dividendos que aguardem um pouco.
- O ajuste está difícil. Ministros das áreas sociais, que cuidam do pessoal que elegeu o Lula, não querem abrir mão das verbas que sustentam a galera da esquerda. O pessoal do mercado, que não vota no Lula, exige corte nas despesas do governo, desde que não afetem suas áreas de atuação. Empreiteiros querem muitas obras, políticos querem muitas obras, a mídia não quer nem ouvir falar em decência nos gastos, o STF (que tirou o Lula da cadeia, encerrou a Lava Jato e protege o cofre da União contra direitos da população e mantém o Bolsonaro nas cordas) não quer nenhum corte, e assim por diante. Ao cortar gastos sociais, Lula vai contra seus eleitores para beneficiar eleitores dos adversários.
- Muitas sugestões de cortes foram afastadas de pronto pelo Lula. Moralizar a Lei Rouanet, fazendo os trombadas, digo, artistas, devolverem os novos financiamentos em suaves parcelas, nem pensar. Proibir repasse de dinheiro governamental para Organizações Não Governamentais, populares ONGs, nem pensar. Diminuir um pouco a corrupção, que voltou com tudo com o fim da Lava Jato, foi considerado tema inadequado, tese muito avançada. Reduzir o Fundo Partidário, Deus me livre.
- De minha parte, torço para o Lula agüentar a pressão e não deixar estourar o corte no bumbum dos mais pobres. No mais, que cortem verbas da saúde, da educação, onde mais quiserem. Só não aceito cortes nas verbas da Marina Silva, no Ministério dos Direitos Humanos, da Igualdade Racial e no Ministério dos Povos Indígenas, porque são prioritários rsrs.
TIRAR OS POBRES DA PRAIA
A Gazeta do Povo noticiou que o governo Ratinho Jr. está mandando para algumas prefeituras do litoral o valor de R$ 1,2 milhão, para que tirem das vistas dos turistas os pobres que ficam nas ruas pedindo esmolas. A ação vai ser desencadeada a partir de dezembro, com duração de três meses. Esse recurso serviria, em tese, para os prefeitos darem um cobertor e alguns pratos de sopa, bem longe do mar, para os caras não incomodarem nossas madames durante o seu bronzeamento. Sugiro um valor maior na distribuição (do milhão e duzentos) para Caiobá, porque está cientificamente comprovado que madames mais ricas têm estômago mais sensível. (Tipo o Greca quando vomitou com a catinga de um mendigo cagado.)
Já que estou metendo o bedelho nessa relação entre madames e o lado lírico da miséria, sugiro ao governador que abra a mão e mande mais R$ 3.600.000,00 para dar o cobertor e as sopas o ano todo.
FELIPE LUIZ E OS MENINOS DO NINHO
O agora técnico Felipe Luiz, no momento de comemoração do título da Copa do Brasil, teve um gesto de extrema grandeza. Lembrou dos meninos do Ninho do Urubu, concentração dos garotos da base do clube, que morreram em circunstâncias trágicas anos atrás. A torcida do Flamengo não merece o que a diretoria do clube fez com as famílias das vitimas, regateando e protelando, com ajuda do Judiciário apodrecido do RJ, até forçá-las a aceitar acordos irrisórios, migalhas humilhantes.
Felipe foi a única figura influente a cobrir a lacuna imoral dos presidentes do Flamengo da época até os atuais, do Judiciário e da mídia que faz de conta que tudo está correto.