RATINHO JR. AJUSTA O SECRETARIADO PENSANDO NAS ELEIÇÕES DE 2026

xcxfsdsd

Os ajustes que estavam para ser anunciados antes do carnaval tiveram que ser prorrogados em função de que todos os postulantes, que estavam na expectativa de ficar com certa secretaria tiveram mudanças previstas pelo governador Ratinho Jr. (PSD).

As secretarias oferecidas não caíram no gosto dos escolhidos, pois alguns almejavam coisas melhores.

O porta-voz de todas estas mudanças tem sido o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega (PSD), que foi incumbido de repassar aos distintos aonde era o desejo do governador de que cada um ficasse.

Nesta primeira chamada ao Palácio Iguaçu a rodada de conversa não foi como todos esperavam e a reforma do secretariado já cria mais arestas, ciúmes de homes do que acordos verbais.

Ratinho Jr., antes das suas férias na Disney, já planejava no início de fevereiro várias mudanças e a principal delas era encaixar ex-prefeitos do PSD, que encerraram seus mandatos em 2024, fizeram os respectivos sucessores para alinhar o tabuleiro eleitoral para 2026 e, não provocar um racha em diversos grupos partidários, que fazem parte da atual gestão e evitar o famoso disque-me-disque de invejosos.

Assim que desembarcou no Paraná, Ratinho deu início as tratativas para azeitar a máquina no 1º escalão. O primeiro a ser feito é com Ricardo Barros, que não deixa por menos e que manter um afilhado no seu lugar quando for assumir em Brasília e pelo andar da carroça será o deputado federal Marco Brasil (PP), que deverá ficar na Secretaria de Indústria e Comércio, engolindo todos os penduricalhos do partido que já estão lá.

A ideia fixa de Ratinho e colocar o amigo Guto Silva, o companheiro de tantas jornadas e também do primeiro mandato como Chefe da Casa Civil, na melhor secretaria que é a Secretaria das Cidades. Essa secretaria é conhecida como a “QUE NÃO TEM POBREZA”, pois lá só se fala em investimentos e obras para o estado.

Por isso todos querem estar lá!

Os exemplos já temos desde o tempo de Beto Richa (PSDB) que colocou Ratinho Jr. e do próprio governador que colocou Eduardo Pimentel (PSD), obtendo resultados que mudaram o futuro político na vida de cada um deles.

Uma mudança certa é do agricultor Márcio Nunes que irá deixar a Secretaria de Turismo para comandar a secretaria de Agricultura, uma das mais importantes para o nosso estado que tem o agronegócio como prioridade e, que dará a Marcio um enorme prestígio para qualquer cargo em 2026.

As pastas que restariam para Rafael Greca (PSD) seria do Turismo, Cultura e  a SEDEST- Secretaria do Desenvolvimento Sustentável que está hoje ocupado por Guto Silva e  por possuírem grande repercussão e importância para o estado, mas pelo que se vê nos bastidores ele já abriu mão, orientado pelo seu guru Giovani Gionédes, pois não irá dar o destaque que ele precisa pensando em uma candidatura em 2026 ao governo ou senado.Greca quer valorizar o capital político que tem após a saída da prefeitura.

GRECA NÃO SE ACERTA COM ORTEGA

Ao ser chamado nesta semana para as tratativas com Ortega, o ex-prefeito declarou a alguns parceiros que esperava falar com o governador para este acerto, mas que após ouvir a proposta, respondeu: “Cultura eu tenho. Turismo, eu já fui ministro. E Meio Ambiente eu não quero ‘rivalizar’ com a Marilza [Dias]”. Com o oferecimento a Greca do SEDEST, outro que deverá mudar de lugar será Everton Souza que não deverá permanecer no Meio Ambiente e deve retornar ao IAT.

COMPROMISSO DE RATINHO COM PL

Desde aquele acordo realizado em maior de 2024 entre Jair Bolsonaro (PL) e Ratinho Jr. com a colocação de Paulo Martins como vice de Eduardo Pimentel, já existe um compromisso de que ao senado uma vaga será do PSD e outra do PL, e Filipe Barros (PL) será o apadrinhado do “MITO”.

BOLSONARO VEM LANÇAR FILIPE

 Inclusive no dia 04 de abril existe a possibilidade de uma visita de Bolsonaro a Curitiba para realizar o pré-lançamento da campanha de Filipe Barros ao senado e por outro lado com essa definição ficaria afastada a hipótese do atual vice-prefeito Paulo Martins vir a disputar novamente o senado como foi em 2022. Lembrando que Paulo teve alguns embates com o prefeito Greca na época da campanha pois ele declarou voto a Álvaro Dias.

ENTRAVES COM AS ESCOLHAS

Se realmente Guto Silva e Márcio Nunes conquistarem essas secretarias alguns secretários do governo que buscavam mais espaços irão ver um futuro mais embaçado como é o caso de Beto Preto, da Saúde, e Sandro Alex, da Infraestrutura, que almejavam uma disputa ao Senado, lembrando que os dois foram derrotados em seus munícipios em 2024.

Outro que terá uma pedra no sapato será Alexandre Curi, atual presidente da Assembleia Legislativa e que já está em pré-campanha ao governo do estado depois de colocar mais de 300 prefeitos em sua posse na Assembleia. Com a colocação de Guto em uma poderosa secretaria, Alexandre terá que mudar algumas estratégias e reforçar os apoios nos municípios e reforçar a Assembleia Itinerante dentro da capital afim de desmontar uma artimanha que está sendo montada para colocá-lo em segundo plano ou até no senado pelo PSD em 2026.

GRECA NA OPOSIÇÃO

Se lembrarmos em 2022, Guto Silva foi para os Progressistas para sair ao senado, mas acabou esfriado por Ricardo Barros e essa situação pode se repetir, pois Ricardo poderá muito bem recolher Greca e usá-lo como candidato ou moeda de troca em 2026. Este tipo de negociata ele é especialista! Mas o governador sabe muito bem que não deve perder Rafael Greca, mesmo com os ataques dele a Jair Bolsonaro em 2024.A aprovação de Greca na capital ainda é grande e essa parte de votos ele não quer desprezar e nem arrumar um inimigo pesado por aqui. O Greca desprestigiado tem uma língua felina que todos conhecem.

ONOFRE VAI DANÇAR

O nome do ex-prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, estava bem cotado na bolsa de apostas do Palácio Iguaçu para assumir o Detran — Departamento de Trânsito do Estado do Paraná. Não está mais. O governador Ratinho Junior agora pensa manter Adriano Furtado à frente do departamento.

CIÚME DE HOMENS E MUDANÇAS NO DIA 19

Todas estas mudanças e mais algumas do segundo escalão deverão ser confirmadas na quarta-feira (19) pelo governador e pelo chefe da Casa Civil João Ortega. Outros casos como ciúmes de lançamentos de obras e dos deputados não serem avisados ainda terão novos capítulos em função de que vários secretários estarão com nomes nas urnas em 2026 concorrendo com os suplentes que ficaram com a boquinha!!Todo mundo sabe que o ciúme de homem é muito mais raivoso que a das mulheres…

Compartilhe