ARAUCÁRIA: SERÁ QUE PREFEITO GUSTAVO NÃO DEVERIA INOVAR E TROCAR O SECRETÁRIO TIAGO, DA INOVAÇÃO, POR INCOMPETÊNCIA?

EEDEE

A falta de programação do Secretário de Inovação de Araucária, Tiago Francisco, em um dos principais serviços para que uma prefeitura funcione causou prejuízos  pela falta da contratação em tempo hábil e demonstrou além de tudo que a figura que está no posto de Secretário como Tiago não tem o cacife necessário para estar  atuando naquela área.
Isto foi o que demonstrou a matéria do jornal “O POPULAR” ao esclarecer que Tiago teve que recorrer a CELEPAR, após ter feito um contrato emergencial e que não foi aceito pela PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO, para tentar sanar um problema que causaria o caos dentro das secretarias e procuradoria do município.

O contrato feito às pressas com a CELEPAR É DE R$ 7.150,717,50!

Até para que houvesse a contratação da CELEPAR,  muita coisa aconteceu e alguns itens são interessantes porque o  Termo de Referência foi assinado por um signatário 12 minutos antes da proposta, os outros 3 assinaram após a apresentação da proposta. Será que também, talvez por esquecimento, os uploads se deram em datas contrárias? Na Proposta constava:  Data de Upload 17/04/2025  às 13:32:37 e o Termo de ReferÊncia aparecia como Data de Upload 22/04/2025  às 08:29:55.Será que até o sistema foi afetado pelos atrasos pertinentes ao secretário e fez o upload em atraso?

Pelo que se sabe em um processo desse porte o Termo de Referência deve ser o primeiro documento de uma contratação, com base nele que é possível um fornecedor elaborar uma proposta.

Ou seja, tem alguma linguiça embaixo dessa farofa e seria bom que o secretário viesse a público e explicar o que realmente aconteceu nesse tipo de serviço de DATACENTER que tinha data e hora de encerramento e ele não fez o dever de casa.

Outro fato que deixa muita gente com as barbas de molho é que o serviço já estava sendo feito pela CELEPAR mesmo sem a correta formalização e que este serviço antecipado não seria cobrado pela CELEPAR.

A pergunta que fica è:  QUEM GARANTIU QUE ESTE SERVIÇO NÃO SERÁ COBRADO E POR QUE TANTAS COISAS OCORRERAM NESTE TEMPO E O SECRETÁRIO DEIXOU A COISA FICAR DESTA FORMA?

O  QUE PUBLICOU O POPULAR:

SEM ASSINAR CONTRATO, SECRETARIA DE INOVAÇÃO MIGRA DADOS DO MUNICÍPIO PARA SERVIDORES DA CELEPAR. SECRETÁRIO NÃO VÊ PROBLEMAS!!!

Desde a semana passada a Secretaria Municipal de Inovação, responsável pelos serviços de tecnologia da informação da Prefeitura, tem trabalhado na migração de seu datacenter para servidores da Celepar.

A transferência tem afetado a rotina de trabalho de algumas secretarias municipais, mas até o momento – felizmente – não há registro de problemas que possam afetar o dia a dia do cidadão araucariense.

Essa mudança, porém, tem gerado muitas dúvidas em grupos internos de funcionários efetivos da Prefeitura. Há dúvidas sobre como essa contratação da Celepar foi feita, já que até o momento não há a publicação de qualquer tipo de contrato entre o Município e a empresa. Porém, embora isso ainda não tenha sido feito, o trabalho vem sendo realizado, o que não é comum em se tratando de administração pública.

Sobre o assunto, o secretário de Inovação, Tiago Francisco da Silva, disse que foi necessário recorrer a Celepar, uma empresa pública, porque a Procuradoria Geral do Município (PGM) não teria concordado com a renovação emergencial do contrato que a Prefeitura possuía com a empresa que fornecia essa solução tecnológica.

Tiago disse ainda que – diante da negativa – foi necessário a montagem de uma força tarefa dentro da Secretaria de Inovação para fazer em poucas semanas o trabalho que precisaria ser feito em seis meses. O secretário ainda disse que abriu uma sindicância para apurar inconsistências em informações que recebeu da gestão passada por meio da comissão de transição de governo. “Eles nos informaram que esse processo para realização de uma nova licitação para hospedagem dos dados da Prefeitura já estava em andamento e quando chegamos aqui descobrimos que isso não era verdade”, afirmou.

A respeito do fato de a Prefeitura estar transferindo dados do Município para a Celepar sem que o contrato esteja formalizado, Tiago disse não ver problemas diante da urgência da situação. Garantiu que a Celepar não vai cobrar por esse período e que está documentado internamente.

Ele esclareceu ainda que, apesar do atropelo em que a migração está sendo feita, a solução que o Município contratou junto a Celepar é extremamente mais vantajosa para a cidade. “Estamos falando de uma tecnologia de ponta, em nuvem, com a segurança de dados necessária e que é mais barata do que pagamos hoje”, afirmou.

DETALHES DOS SERVIÇOS CONTRATADOS:

Compartilhe