A decisão sobre quem comandará a federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP), que se chamará União Progressista, será tomada em conjunto pelos presidentes dos dois partidos, Antônio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP) na esfera nacional, mas no âmbito estadual a briga será de cachorro grande. Inicialmente, a gestão da federação será compartilhada entre eles até dezembro quando deverá ser definido um presidente único desta união.
Está nova federação União Progressista, que inclui o União Brasil e o PP, será uma das maiores forças no Congresso Nacional, com 109 deputados e 14 senadores.
A federação deve atuar como uma única sigla por quatro anos, com divisão do fundo partidário, tempo de televisão e um programa comum, conforme previsto em lei e também deverá ter alinhamento para disputas eleitorais e apoio a candidaturas.
É nesta questão de alinhamento que o caldo entorna no Paraná, pois Felipe Francischini, atual presidente estadual tem uma estreita relação com Ratinho Jr., tanto é que o partido faz parte da bancada da base dentro da assembleia, mas o senador Sergio Moro já colocou o bico para fora que será candidato ao governo e o governador por enquanto também se sabe que colocará um nome do PSD nesta disputa. Do outro desta nova federação está o time de Ricardo Barros que vem com muita sede ao pote depois de transitar dentro do governo de Ratinho por quatro anos e também quer colocar Cida Borguetti ou outro afilhado como vice de Moro. Se ele irá aceitar já serão outros acertos, mas está federação que terá uma forte bancada na assembleia poderá muito bem incomodar o governo a partir do ano que vem. Como disse Ricardo Barros em recente entrevista a Jovem Pan “ se o governador não aceitar as nossas condições, nós vamos para a briga, como já fizemos nas eleições municipais em várias prefeituras do estado. Política é assim, as vezes a gente perde e outras a gente ganha”!
Com relação aos deputados do União Brasil e dos Progressistas que ocupam secretarias, por enquanto nada foi falado e nos próximos meses algumas arestas deverão começar a surgir em função de que todo mundo quer achar o seu espaço, ou seja uns tem adoração pelo governador e outros não tem a mesma simpatia, será que irão pular do barco da federação e mudar de sigla?
DE AGORA EM DIANTE AS APOSTAS DE QUEM SERÁ O MANDA CHUVA DA FEDERAÇÃO JÁ ESTÃO LIBERADAS!