Apesar de ainda faltar mais de um ano das eleições de 2026, as estratégias políticas do PSD começaram a ficar mais claras na última semana com a entrada do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Leite trocou o PSDB pelo PSD colocando seu nome à disposição do partido, mas na realidade ele vem para disputar o senado em um partido com mais estrutura que o atual PSDB que deve se coligar com o PODEMOS em uma federação. Leite pulou fora e deve apoiar um nome do PSD que será sugerido pelo Presidente Nacional Gilberto Kassab.
Kassab atualmente faz parte do secretariado de Tarcísio de Freitas em São Paulo e já sabe que pelo andar da carruagem que os dois nomes da direita que aparecem nas pesquisas na liderança como Tarcísio de Freitas (REP) e Jair Bolsonaro (PL) não irão participar, pois Tarcísio irá para reeleição e Bolsonaro está inelegível forçando o PSD a ocupar de protagonismo em 2026.
Colocando nomes de destaque dentro partido, Kassab fortalece a sigla e começa a dizer mais frequentemente que o partido irá lançar candidato e que deverá ser Ratinho Jr.
A própria revista Veja avalio que neste cenário, Ratinho Jr. é hoje um dos principais nomes cotados para disputar a Presidência da República no campo da direita caso seja mantida a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, que por decisão da Justiça Eleitoral está barrado de disputar eleições até 2030.
A BAGAGEM É PESADA:
Kassab no discurso detalhou os indicadores macroeconômicos do Estado, com destaque para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná, que saltou 63% nos últimos seis anos, passando de R$ 440 bilhões em 2018 para R$ 718,9 bilhões em 2024, ultrapassando o Rio Grande do Sul e se tornasse a 4ª maior economia do Brasil. Disse também que à política de atração de mais investimentos privados, fizeram com que o Paraná alcançasse a menor taxa de desemprego da sua história, com uma taxa de apenas 3,3% de desempregados, atingindo o recorde no número de pessoas ocupadas, com 6,1 milhões de trabalhadores. Quanto à educação, o pulo foi ainda maior pois o estado alcançou o 1º lugar do Brasil nas áreas de educação e sustentabilidade por quatro anos seguidos. Para finalizar completou: ‘Se um dia o Brasil por presidido por Ratinho Jr., o país estará em excelentes mãos’!