No próximo dia 19 de agosto, os governadores de oposição à Presidência da República vão realizar uma Pré-COP em Curitiba, que irá discutir a preservação da Mata Atlântica. A conferência ocorrerá junto com a 13ª edição do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste).
A intenção é enviar um documento ao presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago, e ao governo federal, reforçando a importância da Mata Atlântica para o Brasil.
Devem estar presentes no evento os governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Todos eles almejam disputar a eleição presidencial contra o presidente Lula.

Também estarão presentes os governadores Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo.
Neste ano, a COP30 ocorrerá em novembro, na capital do Pará. O evento, que reúne líderes mundiais, cientistas e ativistas, visa debater estratégias para combater as mudanças climáticas. A escolha do local se deve ao fato de estar inserido na Amazônia, um dos biomas mais importantes para o equilíbrio climático global, conhecido como o “pulmão do mundo”, informou o site seligabahia.com.br