Assembleia Legislativa reconhece legado de seis empresas da história de Bandeirantes

dfefeee

Indicadas pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), a Assembleia Legislativa homenageou e reconheceu nesta quinta-feira (4) o legado de seis empresas que fazem a história de Bandeirantes, um dos principais polos de produção do Norte Pioneiro: a Uniban, Zenaplast, Morro dos Anjos Hotel Resort, Restaurante Kojó, Gráfica Alpha Ultrapress e a Pactos & Byte’s.

“Hoje é dia de agradecer ao povo de Bandeirantes, a todos que têm construído uma cidade viva, uma cidade que se reelabora, uma cidade que sabe enfrentar os seus desafios e vencê-los. Por isso, hoje é o dia também de homenagear a tantos amigos e amigas e instituições da nossa cidade”, disse Romanelli na sessão especial da Assembleia Itinerante realizada na ExpoBan de Bandeirantes..

*Usiban*
A Usina de Bandeirantes, uma das seis empresas homenageadas, segundo Romanelli, é a própria história Norte Pioneiro. A Usiban, fundada pelo comendador Luiz Meneghel em 1943, transformou a região em um polo de desenvolvimento. “Esta usina não produziu apenas açúcar e álcool, mas também impulsionou a economia, gerou empregos e introduziu a cultura da cana-de-açúcar na região”.

Da primeira safra de 1.843 sacas de açúcar cristal, em 1943, à destilação de álcool no ano seguinte, a Usiban cresceu e se consolidou como referência de atuação voltada aos mercados interno e externo. “O comendador Meneghel e seus filhos lideraram a usina que hoje é conduzida pela terceira geração da família Meneghel, representada por Daniel Meneghel
Junior e Marcos Meneghel”.

*Zenaplast*
Outra empresa que recebeu destaque por Romanelli, a Zenaplast atua há 32 anos em Bandeirantes é resultante da visão empreendedora de Milson dos Anjos Fermino. “Hoje, sob a continuidade de sua família, a empresa se tornou referência na transformação de plásticos de alta densidade, produzindo embalagens que chegam a lavouras de todo o Brasil e também ao mercado internacional”, disse o deputado.

“Mais do que gerar empregos e impulsionar a economia de Bandeirantes, a Zenaplast construiu uma cultura de confiança, respeito e sustentabilidade, consolidando-se como parte do orgulho e da identidade da comunidade, embalando o presente e o futuro com responsabilidade”, completou.

*Morro dos Anjos Hotel Resort*
No turismo cada vez mais vicejante na região, segundo Romanelli, o Morro dos Anjos Hotel Resort é um dos maiores empreendimentos do estado, idealizado, construído e desenvolvido pela família Ferro. “Com investimento superior a R$ 250 milhões, tornou-se referência em hospitalidade, abrigando a primeira praia com ondas e águas termais do Norte do Paraná, além de impulsionar o turismo religioso por sua proximidade ao Santuário de São Miguel Arcanjo”.

Romanelli registra que o resort é o terceiro maior empregador da cidade e além criar oportunidades, movimenta a economia e valoriza a comunidade local. “Mais do que um empreendimento, o Morro dos Anjos Resort é um legado de coragem, dedicação e amor à terra, consolidando-se como orgulho de Bandeirantes e de todo o Norte Pioneiro”.

*Restauranye Kojó*
O deputado destaca ainda que não há como lembrar de Bandeirantes e da história da região sem falar do Restaurante Kojó. “O restaurante tem suas origens na trajetória de Kozo Miyashiro, imigrante japonês que chegou ao Brasil na década de 1930. Após atuar na agricultura e no comércio em Itambaracá, mudou-se para Bandeirantes em 1964, onde retomou suas atividades comerciais”.

Em 1982, os filhos de Miyashiro inauguraram oficialmente o Restaurante Kojó, que logo se tornou referência regional em gastronomia oriental. “O apelido carinhoso “Kojó”, como Kozo era conhecido, deu nome ao negócio. Com crescimento constante, em 1986 o restaurante passou para uma sede maior, com capacidade para mais de 300 pessoas”.

“Hoje, com mais de 40 anos de história, o Kojó é uma marca registrada, emprega dezenas de pessoas e é considerado um dos principais restaurantes do Norte do Paraná, mantendo filial também em Cornélio Procópio”, apontou.

*Gráfica Alpha Ultrapress*
Fundada em 1976 por Teodózio Bezerra de Souza, a Gráfica Alpha Ultrapress, também homenageada pelo deputado, teve um impulso com os filhos Theobaldo e Teodózio Luna e de Lucimara que em 1996 fundaram também a Alpha Editora, tornando-se referência nacional na produção de convites de formatura.

“Hoje, como Alpha Ultrapress, ampliou sua estrutura, modernizou seu parque gráfico e retomou com excelência o segmento de impressos comerciais, empregando mais de 80 colaboradores e levando o nome de Bandeirantes
para todo o Brasil”, disse Romanelli.

“Com mais de três décadas de história, a Alpha é símbolo de empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, exemplo de empresa que transforma sonhos em realidade e inspira toda a comunidade”, completou.

*Pactos & Byte’s*
Outro destaque, a Pacto & Byte’s, fundada há 30 anos pelo contador e advogado Ronis Ferreira, construiu uma trajetória no mercado contábil, jurídico e de gestão. “A empresa cresceu com base na ética, na inovação e no compromisso com resultados, tornando-se referência em seu segmento.

“Hoje, atende mais de 500 clientes em diversos estados brasileiros e gera 40 empregos diretos – símbolo de profissionalismo e desenvolvimento. Sua história traduz não apenas o sucesso empresarial, mas também o impacto positivo que o trabalho sério e dedicado pode trazer para a comunidade e para o país”, completou Romanelli.

_(fotos: Valdir Amaral/Alep)_

Compartilhe