ALTERNATIVA CONTRA A POLARIZAÇÃO! COMPETITIVIDADE DE RATINHO JR. CONTRA LULA É DESTAQUE NO MERCADO FINANCEIRO

DFDSETE

O governador do Paraná, Ratinho Jr., voltou a aparecer como candidato forte da direita e centro-direita na pesquisa presidencial da Quaest/Genial divulgada na quinta-feira (9). O seu nome tem sido ventilado principalmente pelo mercado financeiro como alternativa à polarização.

Nas simulações de segundo turno, por exemplo, Ratinho Jr. segue como um dos governadores que melhor pontua contra o presidente Lula, ao lado de Tarcísio de Freitas (São Paulo) e Romeu Zema (Minas Gerais).

Ratinho Jr. mantém a segunda menor distância para o petista entre os líderes estaduais, enquanto as simulações com Eduardo Leite, Romeu Zema e Ronaldo Caiado indicam amplo favoritismo do presidente Lula e probabilidade maior de uma vitória da esquerda em 2026.

O governador do Paraná também pontua acima de 10% em todos os cenários de primeiro turno. Dos oito retratos analisados, Ratinho Jr. chega a 17% das intenções de voto no primeiro turno no quadro com Eduardo Bolsonaro na disputa pela família do ex-presidente.

A pesquisa indica que o governador do Paraná ainda tem 37% de margem de crescimento nas intenções de voto entre eleitores que não o conhecem. A população brasileira já tem uma percepção consolidada em relação aos demais candidatos.

LULA E BOLSONARO FORA

A maioria dos entrevistados (56%) considera que Lula não deveria disputar a reeleição, enquanto 42% defendem uma nova candidatura.Entre os bolsonaristas, 76% dizem que Jair Bolsonaro deveria apoiar outro nome, mesmo percentual registrado em setembro.  A Quaest ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 2 pp. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.

INVESTIDORES E RATINHO JR.

Três anos depois, porém, parte significativa do setor financeiro se diz arrependida. “Não vejo mais ninguém no mercado defendendo Lula, a não ser os petistas de carteirinha. As pessoas acordaram e perceberam a besteira que fizeram”, afirma Octávio Magalhães, fundador e gestor da Guepardo Investimentos, fundo com R$ 4,6 bilhões sob gestão. Para ele, o grande objetivo agora é encontrar o candidato capaz de derrotar Lula em 2026. O preferido segue sendo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Mas diante da possibilidade de ele buscar a reeleição no estado e da dependência de seu vínculo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cresce no radar dos investidores o nome de Ratinho Junior (PSD), governador do Paraná. “Sem Tarcísio, Ratinho Junior se torna o candidato mais viável. Ele defende um Estado menor, menos impostos e privatizações, e tem mostrado resultados positivos no Paraná, como o crescimento do PIB e a atração de investimentos”, diz Magalhães.

Compartilhe