“Nós vamos lutar em defesa das APAEs”, destaca Ratinho Jr. contra o decreto do Presidente Lula (PT)!

dfeere

Na última terça-feira (28), o governador do Paraná, Ratinho Junior, esteve em Cascavel para participar da abertura da AveSui e durante a solenidade, o governador demonstrou preocupação com o Decreto 12.686/2025, instituído pelo governo federal sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Conforme destacou, a medida tem causado apreensão em entidades que representam as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) em todo o Brasil.

A normativa federal, que estabelece diretrizes para uma nova política de educação especial, motivou uma nota de repúdio divulgada na última sexta-feira (24) pela Federação Nacional das APAEs (Apae Brasil). A entidade afirma que o decreto pode impactar negativamente estudantes com deficiência intelectual, múltipla e transtorno do espectro autista (TEA), ao limitar o papel de instituições filantrópicas responsáveis por oferecer atendimento educacional especializado. Atualmente, esse público é atendido majoritariamente em escolas especializadas administradas por organizações como as APAEs.

Em seu pronunciamento, Ratinho Junior lamentou a publicação da medida e ressaltou o empenho do Paraná na área. “É algo que entristece muito. Lamentamos profundamente essa visão equivocada sobre a educação especial. O Paraná é o estado que mais investe no setor com nossas APAEs. São cerca de meio bilhão de reais por ano aplicados nas escolas especiais”, afirmou.

Compartilhe