A Copart Brasil, referência global na compra e venda de veículos, está leiloando um item que tem atraído a atenção de um nicho específico do mercado automotivo, uma Ferrari SF90 Stradale 4.0 V8 Biturbo Hibrid. O que a torna peculiar não é apenas a marca, mas sua classificação como “grande monta”. Isso significa que o veículo sofreu danos que o impedem permanentemente de voltar a circular, sendo destinado exclusivamente a Centros de Desmontagem Veicular (CDVs) credenciados.
O leilão deste superesportivo ilustra um dos maiores desafios para proprietários de marcas de luxo no Brasil: a manutenção. Enquanto o carro em si não pode ser salvo, suas peças, desde componentes de motor e transmissão até acabamentos internos e módulos eletrônicos, são extremamente valiosas.
Isso se deve à enorme dificuldade em obter componentes originais de forma regularizada no mercado nacional.
O desafio do mercado de superesportivos
Especialistas do setor automotivo apontam que marcas de altíssimo padrão, como Ferrari, Porsche e Lamborghini, operam com uma logística de peças restrita. Diferente de montadoras de volume, não é comum encontrar seus componentes em concessionárias locais para pronta-entrega.
A alternativa quase sempre é a importação direta, um processo conhecido por sua alta complexidade burocrática e custos elevados, que envolvem impostos de importação, longos prazos de entrega e mais tempo do veículo parado na oficina.
Essa barreira de acesso cria um vácuo que é perigosamente preenchido por um mercado paralelo e ilegal. A demanda por peças de reposição para esses veículos acaba, muitas vezes, fomentando o furto e roubo de carros de luxo ou de suas peças, como faróis de milha, por exemplo, financiando atividades criminosas e gerando prejuízos econômicos pela falta de arrecadação de impostos.
Uma solução digital e legal
Diante desse cenário, soluções que garantem a procedência e a legalidade das peças ganham força. A Copart, além de ser uma das principais fornecedoras de veículos para os desmontes legalizados, também investe na outra ponta da cadeia por meio da sua plataforma “Achar Peças”.
O serviço funciona como um marketplace virtual que conecta o consumidor final, seja ele dono de uma oficina ou o próprio proprietário do veículo, a um vasto inventário de peças usadas originais, todas provenientes de desmontes credenciados e legalizados. No último ano, a plataforma vem se tornando um recurso essencial para quem busca desde um para-choque de um carro popular até componentes mecânicos de um importado de luxo, oferecendo uma alternativa segura, confiável e mais ágil e econômica que a importação.
O apetite do consumidor por essa solução é visível nos números. Comparando o período de 1 de julho a 23 de outubro de 2024 com o mesmo período de 2025, o site do “Achar Peças” registrou um aumento de 214% em acessos e um crescimento de 179% em novos usuários.
Para Adiel Avelar, CEO da Copart Brasil, os dados refletem uma mudança de comportamento e a consolidação da economia circular no setor automotivo. “Os números do ‘Achar Peças’ comprovam o que já sabíamos: existe uma demanda reprimida por um canal seguro, transparente e legal para a compra de componentes. O proprietário de um veículo, seja ele de entrada ou de luxo, quer a tranquilidade de fazer um reparo com uma peça de procedência garantida. A Copart atua justamente para fortalecer esse ecossistema, conectando desmontes certificados a consumidores de todo o Brasil. O leilão desta Ferrari é um exemplo de como alimentamos esse ciclo virtuoso, fornecendo a matéria-prima para que o ‘Achar Peças’ possa oferecer a solução na outra ponta.”
O leilão da Ferrari SF90 acontece no dia 4 de novembro. Para participar do leilão organizado pela Copart Brasil, basta cadastrar-se no site da empresa e informar a documentação necessária, como CNH, CPF, RG e comprovante de residência. Este certame é exclusivo para pessoas jurídicas.
Para mais informações, visite: Link
Sobre a Copart
A Copart é uma empresa multinacional norte-americana com ações na NASDAQ e presente em onze países nas Américas, Europa e Ásia. No Brasil desde 2012, a atuação da Copart é voltada para o setor automotivo com vasta experiência em organização de leilões extrajudiciais de veículos, com 25 pátios em todas as regiões no território nacional, além do recente lançamento do marketplace de compra e venda de veículos.
A companhia emprega as mais altas tecnologias e inovação para garantir rápida monetização do bem, menor tempo de giro e maior rentabilidade tanto para o cliente corporativo, pequenos frotistas, lojistas e consumidor final.
A operação da Copart possibilita ao consumidor comprar ou vender uma ampla variedade de veículos, como SUVs, automóveis de passeio, utilitários e carros clássicos, de forma ágil, online e sem grandes burocracia