Cerca de 300 livros foram doados, nesta semana, pelo cineasta Paulo Munhoz ao projeto Bibliotecas Livres, realizado pelo Sindicato de Escritores do Brasil (Sinebras) em parceria com a ONG Viagem do Livro. Entre as obras, estão livros novos em quadrinhos, como a série Brichos (“A Floresta é Nossa”) e “Mitorama – Lendas Brasileiras”, de autoria do próprio Munhoz.
Para o presidente da ONG Viagem do Livro e diretor de bibliotecas do Sinebras, Marcelo Gonzaga, “a doação de livros é importante para a manutenção das bibliotecas livres. Atualmente, temos três unidades — duas em Curitiba e uma em Piraquara —, mas nosso projeto é implantar bibliotecas desta natureza, sem nenhuma burocracia para o empréstimo de livros, em todo o Brasil”.
O presidente do Sinebras, Jorge Bernardi, destaca a generosidade de Paulo Munhoz, um dos maiores cineastas de animação do Brasil e ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro com seu terceiro longa-metragem, Brichos 2: A Floresta é Nossa (2013). “Trata-se de um dos mais criativos cineastas de nosso país. Ele foi premiado muitas vezes, não apenas no Brasil, mas no exterior. Paulo Munhoz é o idealizador do Animatiba – Festival Internacional de Animação de Curitiba, além de membro e colaborador do Sinebras”, afirmou Bernardi.
A parceria entre Sinebras e Viagem do Livro programa para fevereiro a abertura de mais duas bibliotecas livres: uma no município de Castro, no assentamento Padre Roque, e outra na Vila das Torres, em Curitiba. As pessoas interessadas em doar livros para o projeto podem levá-los, em horário comercial, à sede da ONG Viagem do Livro, na Av. Marechal Floriano Peixoto, 1825, Centro, Curitiba.

Livros doados pelo cineasta Paulo Munhoz. Marcelo Gonzaga e Jorge Bernardi com os exemplares doados na entrada da Ong viagem do Livro.