Apesar dos progressos significativos alcançados desde 2000, que levaram a uma redução de quase metade do trabalho infantil, o desafio continua a ser imenso. De acordo com as Global Estimates of Child Labour 2024 [Estimativas Mundiais sobre o Trabalho Infantil 2024] da OIT e da UNICEF, 138 milhões de crianças ainda estão envolvidas no trabalho infantil em todo o mundo, das quais quase 54 milhões estão em trabalhos perigosos.
A campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil mobiliza pessoas em todo o mundo para lutar contra o trabalho infantil e exigir ações concretas. Reúne governos, organizações de empregadores e trabalhadores, sociedade civil, setor privado, meios de comunicação social e jovens em torno de um objetivo comum: acabar com o trabalho infantil.
O cartão vermelho da campanha tornou-se o simbolo unificador desta iniciativa mundial. É utilizado em todos os setores de atividade e em todos os países para demonstrar um compromisso comum e reforçar o apelo a medidas eficazes, proteção social e educação de qualidade.
Ao participar, seja individualmente ou como instituição, pode ajudar a reforçar a mensagem, sensibilizar e apoiar as políticas e os investimentos necessários para proteger as crianças e apoiar as famílias.
A edição de 2026 da campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil foi lançada em 2 de fevereiro, antes da realização da 6.ª Conferência Mundial sobre a Eliminação do Trabalho Infantil, que terá lugar em Marraquexe, de 11 a 13 de fevereiro.