A convite do governo francês, vice-prefeito de Curitiba participa do programa Personalidades Promissoras em Paris

00442423

O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, participa, em Paris, a partir da próxima segunda-feira (22/4), do programa Personalidades Promissoras de 2024, promovido pelo Ministério da Europa e Assuntos Exteriores da França. A programação de cursos e visitas técnicas sobre sustentabilidade, planejamento urbano e mobilidade vai até o quinta (25/4).

Eduardo Pimentel será o único representante brasileiro desta edição do programa e todas as despesas são custeadas pelo governo francês.

  • Com a participação de representantes de 75 países, o programa consiste em uma semana de palestras com especialistas e visitas técnicas sobre gerenciamento de água, transporte público, economia circular, planejamento urbano inteligente e gerenciamento e tratamento de resíduos. Na agenda, já estão confirmados encontros com autoridades de cidades francesas como Paris e Lyon.

“É uma honra poder ir à França representando Curitiba, ainda mais como o único (representante) do país. Pretendo compartilhar experiências de sucesso da gestão do prefeito Rafael Greca que garantiram a Curitiba reconhecimentos como os de Cidade Mais Inteligente do Mundo e Capital Mais Igualitária do Brasil. Também vou conhecer experiências internacionais e discutir os desafios de todas as cidades”, afirma Eduardo Pimentel.

Formado em Administração e com especialização em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas, o vice-prefeito de Curitiba escolheu três temas estratégicos para debater durante a participação no programa da França: sustentabilidade, planejamento urbano e mobilidade. Ele terá a oportunidade de encontrar especialistas e autoridades para discutir os tópicos definidos.

Eduardo Pimentel ressalta que um dos principais legados da gestão do prefeito Rafael Greca tem financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O Bairro Novo da Caximba está em ritmo acelerado de construção (as primeiras casas serão entregues ainda em 2024) e será o primeiro bairro inteligente do Brasil. “É o maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba”, completa Pimentel.

Inteligente e sustentável

Durante os encontros com autoridades e representantes de outras cidades, o vice-prefeito também irá compartilhar ações de cidade inteligente e sustentabilidade da capital, reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, como a Pirâmide Solar de Curitiba, que integra o programa Curitiba Mais Energia; o programa de hortas urbanas; os Faróis do Saber e Inovação; o Vale do Pinhão; e o início da eletrificação do transporte urbano de Curitiba, com a compra dos primeiros ônibus elétricos ainda em 2024.

“São iniciativas alinhadas ao Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima), criado em 2019 pelo prefeito Rafael Greca, que põem em prática o compromisso do município de se tornar neutro em emissões e resiliente aos riscos climáticos até 2050”, acrescenta Eduardo Pimentel.

De acordo com o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, Eduardo Pimentel foi convidado para participar do programa por sua trajetória e o trabalho realizado ao lado do prefeito Rafael Greca. 

“Eduardo Pimentel se tornou vice-prefeito da oitava maior cidade do Brasil e tem um futuro promissor”, observou o cônsul-geral da França.

Já estão confirmados encontros em Paris com Gérard Wolf, enviado especial para Cidades Sustentáveis do Ministério da Europa e Relações Exteriores da França; Anne Louyot, comissária geral da Temporada França-Brasil 2025; e com representes do Senado Francês, do Conselho Empresarial França-Brasil, do Movimento de Empresas da França (MDEF), do Departamento Político das Américas do Ministério das Relações Exteriores da França (Quai d’Orsay) e da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris.

Na programação também está previsto um encontro com o prefeito da cidade francesa de Lyon, Grégory Doucet.

A ida de Eduardo Pimentel à França tem o apoio da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba.

Compartilhe