ACORDO SECRETO DEFINE AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES?

secreto

Na mira direta de interesses políticos que serão disputados com as próximas eleições municipais, se intensificam as especulações iniciadas ao final de 2019 e que iniciam 2020 já apontando reuniões e encontros que se disseminam por todo o Estado, identificando, principalmente, o interesse do governo Ratinho Junior em conquistar os maiores espaços políticos municipais de olho na sua própria sucessão em 2022.

Reuniões e “acordos brancos” ou “secretos” já são amplamente comentados nos bastidores, gerando notícias que começam a agitar o eleitorado que terá neste ano uma disputa com diferentes características, gerando preocupação para todos os partidos com a formação de suas chapas completas de candidatos a prefeito e vereadores, fazendo jus ao incentivo eleitoral oficial do governo.

No Paraná, as dez principais cidades na ordem cronológica de sua capacidade orçamentária e política estão assim delineadas de acordo com levantamento do ano passado.

  1.  Curitiba
  2.  Londrina
  3.  Maringá
  4.  Ponta Grossa
  5.  Cascavel
  6.  São José dos Pinhais
  7.  Foz do Iguaçu
  8.  Colombo
  9.  Guarapuava
  10.  Paranaguá

Outras naturalmente se somam neste conjunto de interesses, mas as principais prefeituras cobiçadas para encabeçar a próxima campanha estão de olho nestas sedes municipais.

Estão na mesma linha de interesse prefeituras como as de Umuarama, Francisco Beltrão, Araucária, Apucarana, Paranavaí, Pato Branco, Cornélio Procópio, e tantas outras que formam o conjunto de representação política de maior densidade eleitoral.

Por conta de tais interesses que a partir de agora, e após o carnaval, entram na agenda direta da classe política, reuniões secretas e outras nem tanto, fechando acordos que tem por objetivo as eleições municipais de outubro vindouro.

No ajuste das peças políticas as forças partidárias buscam consolidar desde já uma base política para as próximas eleições, daqui a dois anos, quando os interesses serão ainda maiores mas terão como definição muitos acordos que estarão sendo fechados até o final do prazo para as convenções municipais que definirão nos 399 municípios paranaenses o quadro que estará a disposição do eleitorado em outubro próximo.

As bases de tudo que se definir agora servirão como passo inicial da caminhada sucessória de 2022, daí o interesse principal do governador Ratinho Junior em costurar alianças promissoras.

Compartilhe